Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Um mundo novo: mudanças e desafios no uso diário de máscaras

Psicólogo defende que é altura de dar mais valor ao aprofundamento de um novo relacionamento.
Vanessa Fidalgo 27 de Julho de 2020 às 08:46
Máscaras
Máscaras
Máscaras
Máscaras
Máscaras
Máscaras
As máscaras podem ter escondido os sorrisos e a distância parece entravar os relacionamentos, mas o psicólogo Franclim Ribeiro garante que há outras formas de estabelecer empatia.

"Grande parte da informação que retemos sobre o outro é não verbal. Agora, teremos de interpretar outros sinais, como os olhos e os gestos", diz.

Na opinião do especialista, os novos relacionamentos não estão em causa: "Não é só a aparência física que importa. Quando nos focamos no que vemos, por vezes, deixamos de aprofundar um relacionamento com pessoas interessantes e com quem teríamos igualmente relações satisfatórias", justificou o médico do Hospital dos Lusíadas.

Já o especialista de Medicina Interna José Carlos Almeida Nunes lembra que "não há estudos que indiquem um limite de tempo para o uso de máscara", mas aconselha o bom senso: "Convém, de hora a hora, ir para um local isolado, tirá-la por alguns minutos e aproveitar para beber água", disse. Além da hidratação, lembra duas regras de ouro: "Nunca tirar a máscara dentro do elevador e muito menos usá-la debaixo do nariz."

Já os doentes de risco (obesos, pessoas com insuficiência cardíaca ou respiratória grave) podem sofrer um agravamento da sua condição pelo uso prolongado, portanto "devem manter-se resguardos ao máximo e limitar o uso ao essencial". Regras de ouro para viver melhor neste mundo novo.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Franclim Ribeiro saúde questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)