Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
9

Vão morrer tantas pessoas com Covid nos próximos 2 meses como nos últimos dez

Número de óbitos por Covid-19 bate recorde estaa sexta-feira, primeiro dia de confinamento geral.
Correio da Manhã 15 de Janeiro de 2021 às 14:48
A carregar o vídeo ...
Em sete dias morreram mais de 900 pessoas, o que representa cerca de 10% do total de mortes por Covid-19.

Há mais de uma semana consecutiva que o número de mortes por Covid-19 supera uma centena de pessoas, atingindo esta sexta-feira o número mais elevado de sempre em Portugal: 159 óbitos devido ao coronavírus.

Os especialistas estimam mesmo que o número de mortes por nos próximos dois meses seja equivalente ao registado nos últimos dez, de acordo com informação avançada pelo Expresso.

Para conter esta evolução, o Governo decretou confinamento geral, que está em vigor desde as 00h00 desta sexta-feira.

O dever geral de recolhimento domiciliário, em que "a regra é ficar em casa", prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais, frequência de estabelecimentos escolares, prática de atividade física e desportiva ao ar livre ou participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República.

O confinamento obrigatório abrange por sua vez pessoas infetadas com o novo coronavírus ou em vigilância ativa por decisão das autoridades de saúde.

Na área da Educação, ficam abertos todos os estabelecimentos de ensino - creches, escolas e universidades - com aulas em regime presencial, e vai ser desenvolvida uma "campanha permanente" de testes antigénio para despistar casos de infeção.

O decreto determina ainda a obrigatoriedade do teletrabalho, sempre que as funções em causa o permitam, sem necessidade de acordo das partes, prevendo que o seu incumprimento seja considerado uma contraordenação muito grave.

Durante este período, os serviços públicos vão prestar atendimento presencial mediante marcação prévia e é reforçada a prestação dos serviços através dos meios digitais e dos centros de contacto.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid Portugal Governo
Ver comentários