Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
1

Variante sul-africana da Covid-19 pode resistir à vacina

Cientistas britânicos dizem que nova estirpe do vírus pode ter sofrido mutações que o tornam imune às vacinas já em uso.
Ricardo Ramos 5 de Janeiro de 2021 às 01:30
Vacina da Pfizer
Vacina da Pfizer FOTO: Direitos Reservados
Cientistas britânicos alertaram que a nova estirpe do coronavírus descoberta na África do Sul pode ser resistente às vacinas que já estão a ser usadas em vários países, incluindo Portugal.

Segundo Simon Clarke, professor de microbiologia de Universidade de Reading, as duas novas variantes detetadas no Reino Unido e na África do Sul possuem algumas características em comum, mas a estirpe sul-africana, além de mais agressiva que a britânica, possui "mutações adicionais que são muito preocupantes", nomeadamente, alterações significativas na chamada proteína de ‘spike’, usada pelo vírus para infetar as células humanas, as quais "podem tornar o vírus menos suscetível à resposta imunitária causada pela vacina".

Uma opinião partilhada pelo investigador Lawrence Young, virologista da Universidade de Warwick, que notou que a variante sul-africana sofreu "múltiplas mutações" na proteína de ‘spike’.

Radar Covid
UE negoceia mais vacinas
A Comissão Europeia está em discussões com a Pfizer/BioNTech para adquirir mais doses da vacina contra o novo coronavírus, além das 300 milhões de doses já encomendadas.

Novo medicamento
Um medicamento desenvolvido originalmente para tratar linfomas chamado pralatrexato pode vir a ser reutilizado no tratamento da Covid-19. Cientistas do Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen, na China, dizem que inibe o coronavírus.

Remédio para piolhos
Um fármaco barato usado para remover piolhos do cabelo pode reduzir o risco de morte de pacientes infetados com Covid-19 até 80%. O fármaco Ivermectina custa menos de 2€.

Se for vacinado não beba
As pessoas que receberem a vacina contra a Covid-19 devem evitar beber álcool, uma vez que reduz a resposta imunitária do organismo, alertam médicos.

Inglaterra volta ao confinamento total
O PM britânico anunciou esta segunda-feira a imposição de um novo confinamento em Inglaterra semelhante ao de março de 2020. Boris Johnson decidiu ordenar o encerramento da maioria das escolas e pedir às pessoas para trabalharem a partir de casa. Os deputados deverão votar amanhã a medida, que já entrou em vigor.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 África do Sul Portugal Covid Inglaterra saúde doenças tratamentos medicamentos
Ver comentários