Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
7

Simulador da pensão de velhice já está disponível na Segurança Social. Veja como funciona

No processo ficam visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão que o requerente vai receber.
Correio da Manhã 26 de Fevereiro de 2021 às 11:36
Portal Segurança  Social Direta
Portal Segurança Social Direta FOTO: Tiago Sousa Dias

O simulador que cálcula a pensão de velhice antes de iniciar o pedido ficou esta sexta-feira disponível no site da Segurança Social Direta.

No simulador ficam visíveis os anos de descontos e o valor bruto estimado da pensão que o requerente vai receber. Após terminar o pedido, e nos casos em que cumprem os requisitos de acesso à pensão provisória, o processo será automaticamente deferido num prazo máximo de 24 horas, sendo ainda comunicada nessa altura a data em que se inicia o pagamento da pensão. 


Entre os critérios para acesso à pensão provisória estão o cumprimento da idade de acesso à pensão de velhice, o prazo de garantia ou o facto de não existirem descontos no estrangeiro ou noutros regimes de pensões. Nos casos em que o requerente não cumpra estes requisitos, o pedido será posteriormente analisado pela Segurança Social, sendo possível acompanhar online a evolução do estado do pedido.

Com este novo serviço digital e o processo de deferimento automático de pensões de velhice será possível reduzir o número de pensões alvo de análise manual por parte da Segurança Social.

Segurança Social Direta economia negócios e finanças trabalho salários e pensões
Ver comentários