Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade

Vinho aumenta produção em 10% no Algarve

Região deverá alcançar cerca de 1,4 milhões de litros.
José Carlos Eusébio 10 de Setembro de 2021 às 08:06
Uva apresenta este ano uma boa qualidade na região algarvia
Uva apresenta este ano uma boa qualidade na região algarvia FOTO: Miguel Veterano
A produção de vinho na campanha de 2021/2022 deverá registar um aumento de 10% no Algarve, segundo as previsões do Instituto da Vinha e da Vinho (IVV). É ainda esperada uma boa qualidade do produto.

De acordo com os dados do IVV, das adegas de região irão sair cerca de 1,4 milhões de litros de vinho. O crescimento de quantidade no Algarve durante a atual campanha é, em termos percentuais, muito superior à do conjunto do continente e ilhas, em que é estimada uma subida de apenas 1%.

"A precipitação verificada na primavera e as temperaturas amenas favoreceram a floração e o vingamento, contribuindo para o aumento do bago", revela a entidade institucional responsável pelo setor vitivinícola.

As boas condições climáticas para a vinha prolongaram-se no verão, com "as temperaturas elevadas" a contribuírem "para uma boa maturação". Assim, a uva apresenta "boa sanidade e qualidade geral".

Atualmente, o Algarve conta com mais de quatro dezenas de produtores. A área de vinha tem registado uma evolução positiva. Só este ano, no período entre abril e maio, foram efetuadas 21 candidaturas para novas plantações, totalizado 91,59 hectares.

Muitos produtores têm vindo a apostar em castas tradicionais, e a recuperar vinhas velhas.
Algarve Instituto da Vinha e da Vinho IVV economia negócios e finanças agricultura e pescas vinicultura
Ver comentários