Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
5

Vírus da China ameaça chegar a Portugal

Médicos de Saúde Pública alertam para o risco do coronavírus chegar ao nosso país.
Bernardo Esteves 22 de Janeiro de 2020 às 01:58
Coronavírus
Saúde
Coronavírus
Saúde
Coronavírus
Saúde
A nova estirpe do coronavírus detetada na cidade chinesa de Wuhan "pode também chegar a Portugal", avisa Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública.

"Essa possibilidade existe porque vivemos num Mundo global, o que propicia que os casos de infeção se possam disseminar", afirmou esta terça-feira o clínico à Renascença.

O número de vítimas mortais na China provocadas pelo novo tipo de pneumonia viral subiu esta terça-feira para seis, havendo já um total de 291 pessoas infetadas, 15 deles funcionários hospitalares. Já havia casos no Japão, Coreia do Sul e Tailândia, e esta terça-feira foi confirmado o primeiro nos Estados Unidos.

Este doente do estado de Washington tinha viajado para Wuhan, cidade chinesa onde o vírus foi detetado. As autoridades de saúde de cada país esperam pelas recomendações da Organização Mundial de Saúde, cujos peritos se vão reunir esta quarta-feira para decidir se se trata de uma emergência mundial.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças afirmou esta terça-feira que está confirmada a transmissão pessoa a pessoa do novo vírus. Já a Organização Mundial da Saúde diz que a transmissão entre humanos "é limitada" e que "a fonte primária mais provável" de contágio é animal.

Pormenores
Conselhos da DGS
A Direção-Geral da Saúde recomenda quem viaja para a região de Wuhan, na China, que evite contactos com quem sofra de doenças respiratórias agudas.

Lavar as mãos
A DGS avisa os viajantes para Wuhan que têm de lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes, e devem evitar contacto com animais.

Tapar o nariz e a boca
Recomenda-se que os viajantes para Wuhan tapem o nariz e a boca com lenço ou com o braço quando espirrarem ou tossirem.
Wuhan China Portugal DGS Ricardo Mexia saúde doenças epidemias e pragas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)