Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
6

Voo da TAP parte sábado de Maputo para apoiar regresso a Portugal

Embaixada portuguesa em Moçambique confia que "será possível retomar, em breve, o transporte de passageiros no trajeto Lisboa-Maputo".
Lusa 9 de Julho de 2020 às 15:18
TAP
TAP FOTO: miguel baltazar
A embaixada portuguesa em Moçambique anunciou para sábado um voo de apoio ao regresso a Portugal para quem tenha sido afetado pelo encerramento de fronteiras devido à pandemia do coronavírus. O voo, organizado pelas autoridades portuguesas, será feito pela TAP e sairá de Maputo com destino a Lisboa.

A representação diplomática confia que, "em breve, será possível retomar o transporte de passageiros no trajeto Lisboa-Maputo", lê-se em comunicado, no seguimento do anúncio feito pelo Presidente moçambicano da reativação de voos internacionais.

Da parte do Governo português, existe total disponibilidade "para apoiar o regresso a Moçambique de cidadãos e residentes legais (no nosso país), nos termos que forem definidos para o efeito", explica a embaixada portuguesa.

Existe "abertura do Governo português para, no quadro das exceções ao encerramento do espaço aéreo atualmente em vigor, manter a possibilidade de voos entre Portugal e Moçambique num regime de reciprocidade", conclui. O mais recente voo excecional de apoio ao regresso a Portugal foi feito em 27 de junho.

Moçambique suspendeu os voos internacionais em meados de maio, para prevenir a propagação da pandemia da covid-19, sendo apenas autorizadas algumas ligações, e definidas caso a caso.

O país lusófono tem um total acumulado de 1.071 casos de infeção pelo coronavírus, com oito mortos e 337 recuperados. Em África, há 12.206 mortos confirmados, e mais de 522 mil infetados em 54 países, de acordo com as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A pandemia da covid-19 já provocou mais de 549 mil mortos e infetou mais de 12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
TAP Lisboa Maputo Moçambique Governo emigrantes diplomacia Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)