Barra Cofina

Correio da Manhã

Sociedade
2

Voo fretado pela Câmara de Cascais chega ao aeroporto de Lisboa com material médico

Material, que chegou da China, não se destina apenas a Cascais, mas também às autarquias da região da Grande Lisboa.
Pedro Ramos Bichardo 9 de Abril de 2020 às 08:14
A carregar o vídeo ...
Voo fretado pela Câmara de Cascais chega ao aeroporto de Lisboa com material médico

Chegou esta quinta-feira de manhã ao aeroporto Humberto Delgado em Lisboa um voo fretado pela Câmara Municipal de Cascais com 30 toneladas de material de proteção, destinado a Cascais e às autarquias da Área Metropolitana de Lisboa.

A aeronave, que teve como origem a China com escala em Istambul, na turquia, chegou à capital portuguesa pelas 06h50, e trouxe a bordo 30 toneladas de material a ser distribuído nos próximos dias.

Para os municípios da Área Metropolitana de Lisboa estão previstos 1.2 milhões de pares de luvas, 2 milhões máscaras, 200 mil batas, 50 mil viseiras e 30 mil óculos de proteção.

Já o município de Cascais vai receber dois mil fatos macaco, 500 mil pares luvas, dois milhões máscaras, dez mil toucas e dez tendas da proteção civil.

O material tem como destino o centro logístico de Cascais, em Alvide, para depois ser distribuído aos municípios da área de Lisboa.

Em declarações ao CM, Carlos Carreiras, presidente da câmara Municipal de Cascais, anunciou que este é o segundo voo fretado pela autarquia, que transporta material não só para Cascais, mas também para outras autarquias da AML de Lisboa, que poderão levantar o material nos armazéns de Alvide, a partir desta quinta-feira.

"No caso de Cascais, este é o quarto voo que chega. Foram definidas prioridades, primeiro profissionais de saúde, as forças de segurança, as forças de Proteção Civil, todos aqueles que estão nas IPSS e, em especial, aqueles que estão com os lares de idosos. Com este material que chega hoje, vai ser possível passarmos a chegar à própria população de Cascais", revelou o autarca. 

Carlos Carreiras anunciou também a doação através de sete IPSS do concelho de cerca de 850 mil máscaras."Essas IPSS vão disponibilizar à população de Cascais a compra das máscaras, a preço de custo, uma forma de combatermos algum movimento especulativo que tem existido na aquisição de máscaras", acrescentou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)