Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Conheça todas as novidades da Apple

Evento marcado pelos novos MAC OS e iOS 9, e a revelação Apple Music.
J.S. 8 de Junho de 2015 às 14:30
Tim Cook, CEO da Apple, numa conferência da marca da maçã
Tim Cook, CEO da Apple, numa conferência da marca da maçã FOTO: Reuters

A WWDC 2015, evento em que a Apple apresenta anualmente as suas novidades tencnológicas, decorre até esta sexta-feira, dia 12 de junho. O primeiro dia da conferência é habitualmente marcado pela apresentação dos novos produtos, apps e serviços, sendo que os dias seguintes são dedicados aos programadores.

A conferência deste ano não é exceção e, depois de um primeiro dia marcado pela apresentação do novo sistema operativo para computadores MAC, o S X El Capitan, do iOS 9, para dispositivos móveis, e do novo serviço de streaming de música Apple Music, os dias que se seguem serão  dedicados a questões de programação.

Há ainda muitas questões por responder aos devellopers, como a da acumulação de subscrições de serviços (iCloud e Apple Music, por exemplo), novidades na app Health Kit e o novo interface do Apple Car Play, sistema que permite a reprodução de conteúdos de um dispositivo Apple num automóvel.

Conheça as novidades apresentada sno primeiro dia da WWC abaixo.

------
Primeiro Dia
20h27
Termina o primeiro dia da conferência. Destaque para o novo sistema operativo Mac OS X 10.11 ou SX El Capitan, para o iOS 9, que estará disponível para todos os dispositivos capazes de suportar o anterior iOS 8 e para o Apple Music, que marca a estreia da Apple nos serviços de streaming de música. A WWDC 2015 prolonga-se até sexta-feira (dia 12).

20h26
Tim Cook termina a apresentação e despede-se.

20h21
O canadiano The Weekend atua com um espetáculo de lasers

20h20
Anunciado o plano familiar do Apple Music: 14.99 dólares (13.30 euros) até seis utilizadores.

20h10
O serviço de música não vai ter anúncios e também vai estar disponível para Android. Com um preço de 9.99 dólares (8,6 euros) por mês, e com oferta dos primeiros três meses, o Apple Music chega dia 30 de junho.

19h47
O Apple Music chegou!
O serviço vai contar com o Beats One - uma rádio ao vivo de todo o mundo feita por DJ's reais em três cidades diferentes - , uma rede social para artistas e todas as músicas que o utilizador quiser.















19h43
Tal como os outros sistemas, o watchOS 2 fica hoje disponível para developers e no outono para o relógios de todos.

19h32
O novo sistema operativo do Apple Watch vai permitir responder a emails no próprio relógio e vai ter um modo noturno.

19h26
O WatchOS 2 tem um novo design. Há várias novidades neste setor para os programadores. O relógio vai ter uma Timeline.















19h16
Os developers vão ter acesso ao novo iOS hoje. A versão beta chega em julho e a final no outono para todos os dispositivos que suportam o iOS 8.

19h14
O Swift 2 vai ser open source. Uma grande notícia para os programadores.

19h12
O HealthKit vai adicionar novas medições como hidratação, exposição aos raios UV e saúde reprodutiva. 

19h11
Novidades para os gamers: ReplayKit - permite gravar o jogo e partilhar depois a gravação.

19h10
O sistema vai ter também um novo modo de poupança de energia. A marca da maçã está a apanhar a Samsung.

19h03
O iPad vai ter modo multitasking e suportar mais teclados externos. Também é possível definir como as apps se dividiem no ecrã: 50/50 ou 75/25, por exemplo. Mais um passo para a fusão do OS X e do iOS. E os vídeos não deixam de reproduzir se abrir outra app; em vez disso, transformam-se numa janela pequena sobreposta e continuam a reproduzir.















19h02
O OS também traz novidades para o iPad. Uma experiência "tipo cursor" vai facilitar a experiência de com o texto.

19h00
News só vai estar disponível, pelo menos inicialmente, nos EUA, Reino Unido e Austrália.

18h53
A Apple vai lançar uma aplicação de notícias. O utilizador escolhe as fontes, e estas são adptadas à app que oferece vários estilos. Alguns meios de comunicação terão mesmo canais na app.















18h50
As apps Notes e Maps também vão sofrer mudanças. O Maps vai ter apoio de trânsito, uma atualização há muito pedida pelos utilizadores, e o Notes vai permitir desenhar.

18h43
Novidades sobre o Apple Pay, que continua a não chegar a Portugal, mas vai chegar a um milhão de lugares no próximo mês. Nestes, inclui o próximo país a receber o sistema: Reino Unido. O sistema de pagamento vai permitir, entre outras coisas que já faz, comprar produtos através da app do Pintrest.

18h41
A Apple insiste na privacidade dos utilizadores no que toca, por exemplo, ao email.

18h35
O iOS 9 aposta em pequenos pormenores que farão a diferença. A Siri vai processar linguagem em tempo real; quando se liga os auscultadores, surge logo um ecrã de reprodução de música no ecrã bloqueado; quando receber uma chamada de um número que não conhece, o iPhone vai sugerir um possível contacto;

18h30
O El Capitan fica hoje disponível para developers e chega ao público em geral no outono.

18h24
O Metal, que já está no iOS, vai chegar ao OS X, melhorando a performance: melhores gráficos e mais bateria.



18h21
O sistema operativo traz melhoramentos na utilização de múltiplas janelas. Um grande passo para acompanhar o Windows.

18h18
Esta atualização traz também novidades no Safari, que vai permitir "marcar" (pin, em inglês) separadores ou tirar-lhes o som.

18h14
A conferência da Apple abriu com o novo sistema operativo para Mac: o Mac OS X 10.11, ou 
S X El Capitan. Este deverá chegar aos computadors no final de 2015.

----

São esperadas grandes novidades sobre a Apple TV e o sistema de streaming (transmissão online de música) da marca da maçã no WWDC de 2015. O evento começa às 18h00 (hora de Lisboa) desta segunda-feira.

De 8 a 12 de junho, em São Francisco, nos EUA, a conferência para devellopers é um dos grandes eventos anuais da marca da maçã, onde são revelados os mais recentes avanços tecnológicos.

Apesar de se focar nas novidades de software, sendo que o novo sistema de streaming de música já foi confirmado pelo CEO da Sony, Doug Morris, é possível que também sejam divulgadas informações sobre novos dispositivos.

Acompanhe no site do Correio da Manhã a conferência, onde serão apresentadas as novidades tecnológicas da Apple.
Apple WWDC conferência tecnologia software
Ver comentários