Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia

Andam a roubar os cabos de carregamento dos Tesla

Cabos de carregamento são muito procurados em segunda mão e viraram nova moda entre os ladrões.
Correio da Manhã 5 de Janeiro de 2021 às 17:42
Andam a roubar os cabos de carregamento dos Tesla
Andam a roubar os cabos de carregamento dos Tesla

A mais recente moda entre os ladrões de automóveis na Europa são os cabos de carga de automóveis elétricos, mais concretamente da marca Tesla. As vítimas podem ter que desembolsar até 500 euros para comprar um conjunto novo.

Todos os carros eléctricos contam com sistemas de segurança que impedem que os cabos possam roubados enquanto estão ligados à rede de carregamento. Mas ao que tudo indica, os pinos que prendem o cabo ao ponto de carga não funcionam tão bem com o frio, nomeadamente no norte da Europa, onde por esta altura as temperaturas negativas são habituais, sobretudo durante a noite.

Esta fragilidade, até aqui desconhecida, foi imediatamente aproveitada pelos ladrões, que encontraram uma enorme procura para cabos de carregamento em segunda mão. 

Só entre os dias 20 de novembro e 4 de dezembro, a polícia de Amesterdão, na Holanda, recebeu 21 relatórios de roubos de cabos, quase todos de modelos Tesla.

Para combater esta nova moda, a marca norte-americana liderada por Elon Musk já fez saber que, através de atualizações remotas over-the-air, fez alterações nos seus veículos para evitar problemas na fixação do cabo à tomada durante o carregamento. Resta agora saber se esta simples alteração é suficiente para colocar um termo a este problema.

Tesla Elétrico Cabos
Ver comentários