Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia

Criado retrato de Jesus Cristo em 3D

Uma equipa de engenheiros informáticos recorreu às novas tecnologias 3D para recriar o suposto rosto de Jesus Cristo, tendo por base a imagem retratada no Santo Sudário.
1 de Abril de 2010 às 18:53
Santo Sudário permite recolher dados suficientes para a criação de uma imagem em 3D
Santo Sudário permite recolher dados suficientes para a criação de uma imagem em 3D FOTO: d.r.

A técnica foi desenvolvida para o documentário ‘The Real Face of Jesus?’, que será transmitido pelo History Channel no próximo sábado.

Os quatro investigadores tiveram acesso ao Santo Sudário, a peça de tecido que apresenta a imagem do corpo de Cristo, embora seja muito discutida a sua autenticidade pelos cientistas.

Ray Downing, um dos membros da equipa que participou neste projecto, é  um artista informático conhecido por ter recriado em 3D o rosto de Abraham Lincoln, com recurso a uma centena de fotografias do ex-presidente norte-americano.

Downing afirma que a relíquia permite a obtenção de dados únicos para o design em três dimensões pelo facto de ter coberto todo o corpo da pessoa enterrada.

 

"A presença dos dados em três dimensões é inesperada e única", salienta Downing, acrescentando que é como se a imagem “possuísse um manual de instruções sobre como construir uma escultura."

O Santo Sudário é propriedade Vaticano, estando guardado na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, em Itália.

A relíquia será exposta entre 10 de Abril e 23 de Maio na Catedral de São João Batista, em Turim, dez anos depois da última exibição pública.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)