Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Furacões são cada vez mais fortes

Os furacões fortes estão a ficar cada vez mais fortes, muito graças ao fenómeno do aquecimento global. Uma investigação da Universidade da Florida (EUA) vem confirmar o que há muito se receava: que o aquecimento global, ao levar à subida da temperatura média dos oceanos, torna mais frequentes e mais intensos os furacões.

6 de Setembro de 2008 às 00:30
Foto ilustrativa
Foto ilustrativa FOTO: D.R.

James Elsner e a sua equipa estudaram os dados das velocidades dos ventos das tempestades de todo o Mundo, nos últimos 25 anos. Os investigadores concluíram que, à medida que as temperaturas do mar sobem, se assiste a um aumento das velocidades máximas atingidas pelas tempestades.

Os dados observados indicam que, por exemplo, no Atlântico Norte e no Oceano Índico se registaram sinais de intensificação da velocidade dos ventos de tempestade com o aumento da temperatura da água. Elsner referiu que seria de esperar esta conclusão, pois as águas são frias e mais sensíveis a qualquer subida de temperatura. Globalmente, os cálculos dos investigadores apontam para um aumento de 31 por cento no número de furacões, por cada aumento de 1º c na temperatura do oceano.

Ver comentários