Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Huawei apresenta sistema operacional que pode substituir Android

Apelidado de "HarmonyOS", o sistema foi esta sexta-feira referido pelo diretor executivo da empresa, Richard Yu.
Lusa 9 de Agosto de 2019 às 10:09
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
Huawei
O grupo chinês das telecomunicações Huawei apresentou esta sexta-feira um novo sistema operacional, que poderá no futuro integrar os seus telemóveis, numa altura em que os Estados Unidos ameaçam bloquear o fornecimento do sistema Android.

Apelidado de "HarmonyOS", o sistema foi esta sexta-feira referido pelo diretor executivo da empresa, Richard Yu, numa conferência em Dongguan, no sul da China.

"Queremos trazer mais harmonia ao mundo", disse.

Em maio passado, os EUA colocaram o grupo numa lista de entidades do Departamento de Comércio, após as negociações falharem em maio, o que implica que as empresas norte-americanas tenham de solicitar licença para vender tecnologia à Huawei.

A proibição também diz respeito ao Google e ao fornecimento do sistema Android, que equipa a grande maioria dos 'smartphones' do mundo, incluindo os da Huawei.

Washington aprovou um período de isenção de três meses, que termina na semana que vem.

A empresa trabalha desde 2012 no seu próprio sistema operacional, projetado inicialmente para a indústria da Internet das Coisas.

Os Estados Unidos acusam a maior fabricante mundial de equipamentos para empresas de telecomunicações e Internet de cooperarem com os serviços secretos chineses.

Na quarta-feira, a administração norte-americana proibiu as agências governamentais de comprarem equipamentos à Huawei, implementando uma medida do Congresso que considera as empresas chinesas uma ameaça à segurança, perante as crescentes tensões entre os dois países.

Washington tem ainda pressionado vários países, incluindo Portugal, a excluírem a Huawei na construção de infraestruturas para redes móveis de quinta geração (5G).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)