Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
2

Saiba tudo sobre o aguardado iOS 9 da Apple

O novo sistema operativo para iPhone e iPad chega em setembro.
P.Z.G. 16 de Julho de 2015 às 15:53
O iOS 9 está disponível em versão beta para dispositivos móveis Apple
O iOS 9 está disponível em versão beta para dispositivos móveis Apple FOTO: DR

O aguardado sistema operativo iOS 9, para iPhone e iPad, já pode ser utilizado na versão beta. Até setembro, data de lançamento, os clientes da Apple podem testar as novidades  muitas delas não foram apresentadas na conferência WWDC, da marca da maçã, em junho. Saiba o que muda nesta nova versão e conheça em pormenor funcionalidades gerais, aplicações, inteligência artificial, as melhorias na caixa de e-mail e na utilização da câmara.

Funcionalidades Gerais
O iOS 9 é suportado por todos os dispositivos móveis Apple a partir do iPhone 4S e do iPad 2, inclusive. Nesta nova versão do sistema operativo, a passagem de uma aplicação para outra está mais fluída. O ecrã que mostra as apps abertas funciona agora como um baralho de cartas, para que a visualização seja mais abrangente.

Com o iOS 9 instalado, os equipamentos terão maior autonomia graças ao modo bateria fraca, que impede a atualização automática da caixa de e-mail e das aplicações, e que emite um alerta mudando a cor da bateria para amarelo. Mas há mais: se, por exemplo, o iPhone estiver pousado para baixo, o ecrã não acende ao receber uma notificação. Sempre que a carga descer aos 20% e depois aos 10%, esta funcionalidade sugere a sua ativação. A sugestão de upgrades passa a ter como opções que se faça "à noite" ou "quando uso menos o iPhone".

A atualização também reforça a segurança. O sistema já permite palavras-passe (passwords) com seis dígitos, mas pode sempre optar pela simples, de quatro números. Outro dos pontos fortes é o espaço de memória ocupado pelo iOS 9: precisa de 1.3 GB disponíveis no iPhone para fazer a instalação, ao invés dos 4.3 GB do iOS 8.

A funcionalidade Continuity  introduzida no iOS 8 –, que permite usar um computador Mac ou um iPad, na mesma rede Wi-Fi, como extensão do iPhone para receber chamadas, foi também atualizada. Passa a chamar-se Continuity over Cellullar e permite que as chamadas sejam atendidas em Macs ou iPads, emparelhados ao iPhone, em qualquer lugar ou rede.

A aplicação Move facilita mudar de smartphone: ajuda na importação de contactos, contas de e-mail, calendários, fundos de ecrã, mensagens, imagens, fotografias, vídeos, favoritos da Web, músicas, livros e contas de outra aplicações (como Facebook ou Twitter). Há ainda novidades nas funções do teclado, deixando de ser visível, por exemplo, a letra em tamanho maior sempre que se carrega na tecla correspondente. No caso das notificações, como as de mensagens das redes sociais ou SMS, estas passam a ser aglomeradas, como opção.

Aplicações

News: a Apple vai introduzir a nova aplicação de notícias. De entre as várias publicações, nacionais e internacionais, o telefone junta histórias e conteúdos noticiosos que possam interessar ao utilizador.

Notas: a aplicação nativa do sistema operativo tem novas funcionalidades de lista de afazeres, fotos, mapas, links e também permite desenhar.

Mapas: Nos Estados Unidos, a aplicação já inclui os horários disponíveis dos transportes públicos. Não se sabe se esta função chega a Portugal já em setembro.

Siri: a assistente personalizada da Apple recebe comandos de voz mais específicos. Pode pedir-lhe para mostrar uma fotografia ou um vídeo de um dia ou evento específico. Se está a ler uma mensagem, e-mail ou página na Internet e precisa de interromper, a Siri lembra mais tarde através de uma notificação com o link direto.

Apple Pay: o pagamento com cartões de crédito e débito associados ao iPhone é mais fácil a partir do iOS 9, deixando de ser necessário desbloquear o telemóvel. Basta carregar duas vezes no botão Home. Esta aplicação não estará, para já, disponível em Portugal.

Pesquisa: O menu desta funcionalidade dá-lhe resultados para além dos conteúdos que tem no iPhone, ou seja, pode pesquisar resultados de jogos, tempo, bolsas, cálculos, conversões de moeda e de unidade, e documentos guardados na iCloud.

Health Kit: a aplicação de saúde pode agora mostrar os gráficos na horizontal. Tem novas funcionalidades para as mulheres, como uma secção de saúde reprodutiva, para inserir variáveis como a menstruação, ovulação, resultado do teste de gravidez e a qualidade do muco cervical.

Câmara: pode agora escolher se quer gravar vídeo a 30 ou a 60 frames por segundo e até em slow-motion.

Definições: o menu das definições suporta agora pesquisa, para encontrar rapidamente o que quer.

Outros: a aplicação Podcasts foi renovada. O modo leitor, no Safari, permite escolher que tipo de letra e cor do fundo deseja. As palavras-passe guardadas no Safari são agora protegidas por Touch ID (impressão digital).

Inteligência Artificial

O iOS 9 representa também um novo "cérebro" no seu iPhone. A Siri funciona agora como assistente proativo que disponibiliza sugestões de aplicações, tendo em conta a hora do dia e a localização do utilizador. Por exemplo, quando ligar os auscultadores ao dispositivo, este sugere-lhe automaticamente a última música que estava a ouvir. Também reconhece através do GPS, se está no ginásio, às compras, ou a relaxar em casa, recomendando-lhe uma playlist de acordo com esse momento do dia.


Mail

A aplicação de e-mail da Apple também foi renovada. Agora, pode marcar e escrever em ficheiros PDF, gráficos e fotos. Ao editar o anexo de um e-mail tem quatro hipóteses: desenhar, ampliar, texto e assinatura. Desta forma pode rabiscar, circular ou desenhar setas e esquemas, aumentar uma parte do anexo, inserir uma caixa de texto ou uma assinatura guardada num computador Mac. É possível também guardar anexos diretamente na iCloud e as opções Marcar todos, Mover todos e Apagar todos.

No Mail, quando copia ou reenvia uma mensagem, o iOS 9 sugere-lhe contactos a quem envia recorrentemente textos copiados – o mesmo acontece quando preenche o campo assunto com repetições. As mensagens e e-mails de confirmação de reservas de voos ou restaurantes passam a ser reconhecidas pelo sistema, que propõe automaticamente um evento no calendário.

Quando recebe uma chamada de um número desconhecido, o iOS 9 procura um número que coincida nos seus contactos de e-mail e exibe-o, caso encontre correspondência.

Câmara

Ainda não se sabe como será a câmara do próximo iPhone, mas o sistema operativo que se segue já traz novidades. Pode anexar 15 fotos a um e-mail, fazer zoom enquanto grava um vídeo, bem como desligar ou ligar a luz de captação de vídeo quando quiser. Na aplicação Fotografias, quando abre uma imagem, aparecem-lhe miniaturas das outras fotos em baixo, para facilitar a navegação.

A funcionalidade esconder, instroduzida no iOS 8 e que permite ocultar fotografias nas pastas Momentos, Coleções e Anos, permite agora escolher várias fotos, ao invés de uma de cada vez. Pode também selecionar mais do que uma imagem.

iPad

O iPad tem direito a funcionalidades específicas com a chegada do iOS 9, algumas delas há muito tempo pedidas pelos utilizadores, como é o caso do ecrã multitarefa. Com o novo sistema operativo pode dividir o ecrã do iPad em dois e trabalhar simultaneamente em duas aplicações.

Surgem novidades também quando está a escrever um texto, com opções de formatação básica e de edição (corte, copia e cola) disponíveis na barra de sugestões. Se arrastar dois dedos ao longo do teclado no ecrã, este passa a funcionar como rato trackpad, para selecionar, editar ou mover texto mais rapidamente. Os teclados Bluetooth passar a poder usar atalhos.

Novo iPhone em setembro?

As novas funcionalidades do sistema operativo já estão a entusismar os fãs da Apple ainda antes do lançamento da sua versão final. Muitos especulam até que o iOS 9 anteveja o lançamento para breve de um novo iPhone. Aliás, se o gigante tecnológico da maçã seguir o calendário habitual, tudo indica que o novo smartphone será apresentado em meados de setembro.

Ver comentários