Os novos iPhone não são uma grande surpresa mas a apresentação desta quarta-feira mostra algumas mudanças. Os dois modelos, 6S e S6 Plus, trazem uma nova câmara iSight de 12MP e uma frontal de 5MP. Também os vídeos 4K são uma aposta da marca nestes dispositivos.
As fotografias têm em si uma novidade também: uma simples foto é transformada num mini-vídeo, de alguns segundos, que reproduz automaticamente no rolo da câmara.
O 3D Touch é uma das poucas funcionalidades completamente novas. Este permite fazer determinadas ações com diferentes tipos de pressão no ecrã. Por exemplo, pode abrir-se atalhos para as apps no ecrã principal ao tocar com mais força no ícone ou eliminar um email por pressionar e deslizar para a esquerda, sem sair da caixa de entrada.
Os iPhone 6S estão equipados com um chip A9, que entrega gráficos 90% mais rápido, e um TouchID também mais eficaz do que o antecessor.
Para facilitar a mudança de dispositivos Android para o iPhone, a marca da maçã lançou ainda uma app que ajuda nesse processo.
Além das cores habituais, a Apple revelou ainda um modelo rosa dourado, para agradar ao público feminino.
Portugal não está incluído nos primeiros países que vão ter os modelos 6S disponíveis, já a 26 de setembro, mas as pré-encomendas começam no dia 12. A data de chegada às lojas portuguesas ainda não foi revelada.
O modelo base começa nos 16GB. Em contratos de dois anos, nos EUA, o iPhone 6S de 16G começa nos 199 dólares (177 euros) e o 6S Plus nos 299 dólares (267 euros). O modelo mais caro, o 6S Plus de 128GB, vai custar 499 dólares (446 euros).
iPad Pro em destaque A aposta da marca da maçã para o setor empresarial é um tablet de 12.9 polegadas com um ecrã que tem 5.6 milhões de pixéis.
O iPad Pro traz um chip A9X, uma bateria que aguenta até 10 horas de funcionamento, câmara 8MP iSight, câmara FaceTime HD e touchID. Este vai ainda ter a capacidade de divisão de ecrã em dois - ajudando na realização de várias tarefas ao mesmo tempo.
A juntar a este dispositivo foram apresentados dois acessórios: um teclado e uma caneta, a Apple Pencil.
Estas novidades mostram a aposta da Apple num híbrido, à semelhança do Surface Pro da Microsoft.
O novo iPad Air 4 recebeu apenas uma nota rápida durante a apresentação. Vai ter a potência do Air 2, mas numa versão mais pequena, e vai custar 399 dólares (356 euros).
O preço do iPad Pro começa nos 799 dólares (714 euros), com 32GB e A caneta vai custar 99 dólares (88 euros) e o teclado 169 dólares (151 euros) e todos os produtos deverão chegar às lojas em novembro.
Uma TV que quer ser tudo "O futuro of TV são as apps". Foi assim Tim Cook começou a apresentação da Apple TV, que traz uma interface renovada.
Esta vai ter uma nova box e um comando com uma superfície touch, para facilitar a interação, que funciona por Bluetooth, tem controlos de volume e acelerómetro.
Nesta área, a Siri é também a grande novidade, chegando agora à televisão. Perguntem à Siri a meio de uma série ou filme "O que é que ele disse?" e ela anda 15 segundos para trás no vídeo. Pode também perguntar o resultado de um jogo ou a meteorelogia, que surge logo uma barra no ecrã com a informação, sem parar o vídeo que está a reproduzir.
As apps da Apple foram também redesenhadas para a televisão e algumas externas vão chegar ao dispositivo, como a Airbnb e o Guitar Hero.
A Apple mostrou ainda interesse em tornar a sua TV numa consola de videojogos, existindo até alguns que permitem uma continuidade entre tv, iPhone e iPad. A nova Apple TV vai custar 149 dólares (133 euros) pela versão 32GB e 199 pela de 64GB. Vai estar disponível em 20 países em outubro e 100 até ao final do ano. Apple Watch sem grandes surpresas A novidade mais relevante sobre o relógio da maçã não é sobre o relógio em si. Tim Cook anunciou que o Facebook Messenger vai chegar ao dispositivo, algo muito esperado pelos utilizadores.
O Apple Watch vai ter novos modelos, incluindo uma parceria com a Hermes, mas que não trazem grandes alterações ao existente para além de novidades ao nível das braceletes, e também um novo sistema operativo, o Watch OS 2.
Entre os novos modelos, que chegam às lojas a 16 de setembro, está o modelo Sport RED, cujas receitas vão ajudar no combate contra a SIDA.
O que ficou de fora Num evento que deu destaque a quase todos os produtos e serviços da Apple, só aqueles que tiveram novidades recentes é que não foram mencionados, ou seja, os iMac, MacBook e iPod.
Estes dispositivos ficaram de fora da apresentação realizada esta quarta-feira, em São Francisco, EUA.
Nota: Os preços apresentados são os praticados nos EUA, com conversão direta para euros. Não é certo que sejam estes os preços que serão praticados em Portugal.