Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Mapa interativo para localizar gatos

Mais de 4 mil gatos estão já registados em Portugal.
Cátia Carmo 30 de Agosto de 2014 às 10:34
O projeto começou nos Estados Unidos
O projeto começou nos Estados Unidos FOTO: Nazra Zahri/Getty Images

Há um mapa interativo online que está a tentar juntar a localização de todos os gatos do mundo. O projeto ‘I Know Where Your Cat Lives’ (‘Eu sei Onde Mora o Seu Gato’, em português) nasceu na Universidade da Florida, nos EUA, mas aos poucos tem conseguido registar a localização dos animais nos quatro cantos do planeta.

Em Portugal, mais de quatro mil gatos estão já registados no ‘I Know Where Your Cat Lives’: 478 no Sul do País, 2271 no centro e 1526 a norte. Ao todo, o mapa já conta com a localização de mais de um milhão de gatos espalhados por todo o mundo.

Owen Mundy, o designer e programador da Universidade da Florida que criou o mapa interativo, explica no site que consegue obter a localização de cada gato através de ‘tags’ – como por exemplo a palavra ‘cat’ (‘gato’, em português) – que as pessoas vão deixando em redes sociais da Internet como o Instagram, o Facebook ou o Twitter.

(Portugal visto no mapa ‘I Know Where Your Cat Lives’)

Depois de identificadas as ‘tags’ e a respetiva localização, os dados de cada utilizador são organizados e os gatos ficam localizáveis através de coordenadas geográficas.

O artista explicou, em declarações ao ‘The Atlantic’, que o seu grande objetivo não é poder registar todos os gatos na Internet, mas sim revelar o grau de informação que cada utilizador expõe nas redes sociais. No entanto, Owen Mundy garante que apenas coloca online as localizações de gatos permitidas pelos donos.

VEJA 10 GATOS PORTUGUESES REGISTADOS NO MAPA INTERATIVO


I Know Where Your Cat Lives gato Portugal Universidade da Florida EUA Owen Mundy
Ver comentários