Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Apple desvenda hoje novos produtos

Site do CM vai acompanhar a apresentação minuto a minuto.
Joana de Sales 9 de Setembro de 2015 às 15:15
Veja o trailler de 'Steve Jobs'

Novos iPhone e iPad e mais funções para a Apple TV, Siri e AppleWatch, estas são as novidades mais aguardadas para o evento anual da marca da maçã, que decorre esta quarta-feira nos Estados Unidos, a partir das 18h00 (hora de Lisboa). O site do Correio da Manhã vai acompanhar a apresentação minuto a minuto.

Ao contrário dos eventos anteriores, que se realizaram em Cupertino, na Califórnia, numa sala com cerca de dois mil lugares, a Apple reservou para hoje o auditório Bill Graham, em São Francisco, que pode acolher sete mil pessoas. Esta mudança levou os fãs da marca a acreditar que um evento maior lhes trará surpresas proporcionais.

Novos iPhone
Muita especulação surgiu em torno dos novos smartphones da Apple: será que hoje vai ser apresentado o iPhone 7? Ou terá a marca melhorado a atual gama, lançando a versão 6S, como aconteceu com os modelos anteriores?

Tudo indica, a julgar pelas notícias mais recentes, que a segunda opção é a mais provável: um modelo 6 renovado, com destaque para uma câmara de 12 megapixéis e um ecrã com Force Touch, que reage de forma diferente consoante a pressão exercida. Os processadores também poderão entrar numa nova geração. Em relação às dimensões, não são esperadas alterações, mas tudo pode acontecer no que toca ao design.

Um iPad grande e outro pequeno
A Apple está disposta a satisfazer todos os segmentos, daí a aposta em dois novos modelos de tablet: uma versão iPad Pro  maior e direcionado para o setor empresarial  e o iPad Mini 4  uma gama que se distingue pela portabilidade e por ser prática para uma utilização mais direcionada para o lazer.

A versão Pro, cuja denominação oficial ainda é desconhecida, deverá ter um ecrã de 13 polegadas, uma caneta com a tecnologia Force Touch e apresentar novidades ao nível de processador.

Entre as novidades esperadas para equipar o mais pequeno dos tablets, estão um novo processador A8 e uma câmara melhorada de 8MP. Os dois modelos deverão ter a capacidade de ecrã multi-janelas, apresentada em junho.


















Nova forma de ver TV
A Apple TV é uma das grandes apostas deste evento (mas que em Portugal não tem grande expressão). A quarta geração deverá sofrer alterações significativas, como, por exemplo, a integração do Siri e do HomeKit (que permite controlar dispositivos domésticos). A apresentação do software terá um ar renovado.

Espera-se ainda que a marca lance um comando que permita jogar. Assim sendo, esta box poderá transformar-se numa consola de videojogos, para concorrer com as consolas tradicionais.

A Apple poderá também estar a apostar em conteúdos próprios, à semelhança da Netflix.

O jornal The New York Times avança que o preço da Apple TV, no mercado norte-americano, deverá rondar os 150 dólares (cerca de 134 euros).

IOS 9 e o Siri
Os novos modelos iPhone e iPad já virão equipados com o novo sistema iOS 9, apresentado no evento da marca realizado em junho e que hoje será apresentado ao pormenor. Esta versão estará disponível, ainda este mês, para ser instalada em equipamentos anteriores.

Uma grande novidade do iOS9 é a renovação do Siri. A Apple tem apostado neste 'assistente pessoal' e, como mostra o convite enviado à imprensa, deverá agora revelar as alterações feitas, entre elas, que estará finalmente disponível na Apple TV.























Novo sistema para o relógio
Tendo sido o Apple Watch lançado há pouco tempo, são esperadas apenas algumas alterações ao nível estético, com novas braceletes e um novo sistema operativo WatchOS, cuja versão para programadores deve ficar disponível ainda hoje.

Apple evento marca da maçã iPhone iPhone 6S iPad iPad Pro iPad mini Apple TV iOS Siri Apple Watch Watch OS
Ver comentários