Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

Migração da TDT volta a 3 de agosto

Emissor de Palmela será o primeiro a ser alterado após a paragem do processo por causa da Covid-19.
Duarte Faria 30 de Junho de 2020 às 08:21
Utilizadores da TDT só têm de resintonizar a televisão ou o descodificador quando o ecrã da televisão ficar a negro
Utilizadores da TDT só têm de resintonizar a televisão ou o descodificador quando o ecrã da televisão ficar a negro FOTO: Luís Guerreiro
Já há data oficial para o recomeço do processo de migração da rede de emissores da Televisão Digital Terrestre (TDT): 3 de agosto. Neste dia será alterado o emissor de Palmela, anunciou a Autoridade Nacional de Comunicações.

A migração da rede, necessária para se proceder à libertação da faixa dos 700MHz para o lançamento da quinta geração móvel (5G), vai terminar a 12 de dezembro e abrange a alteração de mais 180 emissores. A calendarização completa, articulada entre a Anacom, a MEO (operadora responsável pela rede) e o Governo será anunciada nos próximos dias. O processo foi interrompido em março, devido à pandemia. Nessa altura já tinham sido alterados 63 emissores, de um total de 243.

De acordo com o regulador, até agora, o número de chamadas atendidas no call center da TDT, criado para apoiar a população nesta mudança (número gratuito 800 102 002), ronda as 21 mil chamadas, tendo sido necessário apoiar presencialmente as pessoas a fazerem a migração em 1052 situações.

No dia 3 de agosto, quando for alterado o emissor de Palmela, as pessoas que recebem o sinal de televisão através deste emissor ficarão com o ecrã da televisão a negro. Nesse momento será necessário fazerem a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora. Não é necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, ou subscrever serviços de TV paga.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)