Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

300 mil contactos do WhatsApp expostos na Internet

Falha na aplicação permite visualizar números de telemóvel e aceder a chats privados.
Sónia Dias 3 de Julho de 2020 às 08:40
WhatsApp
WhatsApp FOTO: Reuters
As garantias de privacidade e segurança são um desafio cada vez maior para o WhatsApp, que ainda assim continua a ser uma das aplicações de troca de mensagens mais utilizadas em todo o mundo. Descobriu-se recentemente que mais de 300 mil contactos telefónicos de utilizadores ficaram acessíveis na internet através de uma simples pesquisa no Google.

A maioria dos contactos correspondiam à versão WhatsApp Business, mas entre estes também se encontravam vários números de telemóvel particulares.

O investigador e especialista em cibersegurança indiano Athul Jayaram descobriu que bastava fazer uma pesquisa no motor de busca com o endereço ‘https://chat.whatsapp.com’, entretanto desativado, para aceder a uma infinidade de conversas privadas e aos contactos dos seus intervenientes, que mais tarde podem ser utilizados em fraudes. Uma falha grave que, de acordo com o investigador, não é da responsabilidade da empresa, que pertence ao Facebook, mas dos próprios utilizadores. Jayaram explica que tudo o que se publica na internet acaba por ser indexado pelos motores de busca. Desta forma, cada vez que alguém partilha num fórum o link para um chat no WhatsApp, este acaba por ficar ‘gravado’, permitindo a pessoas de fora aceder aos conteúdos da conversa, incluindo fotografias e vídeos.

PORMENORES
Criado em 2009
WhatsApp é uma aplicação multiplataforma de mensagens e chamadas de voz para smartphones. Foi criado em 2009. Cinco anos depois foi adquirido pelo Facebook por 14,2 mil milhões de euros.

Versão para empresas No dia 18 de janeiro de 2018, o WhatsApp lançou o WhatsApp Business, um aplicativo voltado para empresas exclusivamente para aparelhos com Android. Versão para iOS chegou em 2019.

Lucros de 16,795 milhões
Facebook fechou o ano de 2019 com lucros de 18,485 milhões de dólares (cerca de 16,795 milhões de euros), uma descida de 16% face a 2019. Os resultados foram afetados pelas multas que enfrentou por falhas de segurança.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)