Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Ana Leal perde equipa e teme fim de formato na TVI

Jornalistas da TVI que faziam parte de programa de investigação foram reintegrados na redação.
Duarte Faria 4 de Abril de 2020 às 09:42
Ana Leal
Sérgio Figueiredo
Ana Leal
Sérgio Figueiredo
Ana Leal
Sérgio Figueiredo
A TVI decidiu reintegrar os três jornalistas que faziam parte da equipa de investigação do programa de Ana Leal na restante redação. A decisão, que está a gerar revolta nas redes sociais, foi conhecida uma semana depois de a direção de Informação do canal de Queluz de Baixo, liderada por Sérgio Figueiredo, ter decidido não emitir uma investigação de Ana Leal sobre as falhas do SNS na resposta à pandemia de Covid-19. Isto apesar de a mesma ter sido anunciada nas redes sociais, o que levou a acusações de censura, que a TVI já rejeitou.

Agora, sobre as suspeitas de esta ser uma forma de acabar com o formato, fonte oficial da TVI explicou ao CM que "devido à cobertura da pandemia e à necessidade de ter equipas rotativas, há três semanas que os jornalistas dos programas de investigação de Ana Leal e Alexandra Borges foram integrados no resto da redação".

Contactada, Ana Leal diz que não faz comentários, mas o CM sabe que a jornalista teme que este seja o fim do seu programa.

Recorde-se que, em fevereiro, numa entrevista ao ‘Sol’, Ana Leal disse que a TVI se preparava para acabar com o formato. "Vão acabar com o meu programa. É uma questão de tempo". E acusou o primeiro-ministro de já ter pressionado a TVI para a despedir. António Costa recusou estas acusações na Assembleia da República.

Ao CM, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) disse: "A decisão de transmissão (publicação), ou não, de uma peça jornalística faz parte da gestão diária de qualquer órgão de Comunicação Social, no âmbito da liberdade editorial. Assim, não cabe à ERC pronunciar-se sobre uma decisão desse foro, salvo queixa devidamente fundamentada."
Covid-19 Queluz Ana Leal Informação TVI Sérgio Figueiredo SNS ERC economia negócios e finanças media
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)