Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Bruxelas faz ultimato a gigantes da Internet

Comissário europeu deixa recados a Mark Zuckerberg: "Não criem uma guerra".
Sónia Dias 21 de Maio de 2020 às 09:19
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg
Thierry Breton e Mark Zuckerberg protagonizaram na terça-feira um debate online em que o comissário europeu aproveitou para deixar alguns ‘recados’ às gigantes tecnológicas norte-americanas, em especial ao presidente-executivo do Facebook, a quem disse, de uma forma muito cordial, para "se portar bem" e "não se armar em esperto".

Comissário do Mercado Interno, Breton deu a entender durante a discussão promovida pelo grupo de reflexão Centro de Regulação na Europa que os GAFA - Google, Amazon, Facebook e Apple - têm um papel fundamental na recuperação económica dos próximos anos e que a evasão fiscal não será tolerada.

"Falemos de impostos. Eu também já fui presidente-executivo, mas dizia sempre à minha equipa: não se armem em espertos, paguem impostos quando têm de o fazer, não optem por paraísos fiscais", disse, acrescentando: "Estamos a entrar num mundo digital e com grandes problemas financeiros especialmente devido à crise da Covid-19, pelo que temos de encontrar uma forma de atuarmos em conjunto."

Zuckerberg optou pelo silêncio enquanto Breton continuava os seus avisos. "Na Europa temos valores claros e fortes. E se compreender muito bem os valores sobre os quais construímos o nosso continente, ano após ano, vai perceber como é que se deve comportar", afirmou, ameaçando com regulação: "Não criem uma guerra por não seguirem as regras do mercado interno."
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)