Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Conheça quem manda no grupo Cofina

Empresa que detém o Correio da Manhã e o ‘Record’ é o maior grupo de imprensa português.
Hugo Real 25 de Outubro de 2018 às 08:50
Redação do Correio da Manhã e CMTV
Redação do Correio da Manhã e CMTV
 Redação do CM/CMTV
Redação do Correio da Manhã e CMTV
Redação do Correio da Manhã e CMTV
 Redação do CM/CMTV
Redação do Correio da Manhã e CMTV
Redação do Correio da Manhã e CMTV
 Redação do CM/CMTV
O grupo Cofina tem um núcleo acionista praticamente inalterado que, de resto, ao longo dos últimos anos reforçou a sua posição no capital da empresa. Em conjunto, os cinco maiores investidores do grupo (Ana Menéres de Mendonça, João Borges de Oliveira, Paulo Fernandes, Pedro Borges de Oliveira e Domingos Vieira de Matos) controlam 67,66% do capital da Cofina SGPS que, por sua vez, detém a Cofina Media.

Presidido por Paulo Fernandes, este é o maior grupo de imprensa português, detendo diversos títulos de informação, desde jornais diários (Correio da Manhã, ‘Record’, ‘Jornal de Negócios’ e ‘Destak’, todos líderes de vendas nos seus segmentos), a revistas como a ‘Sábado’, a ‘TV Guia’ e a ‘Máxima’, além de projetos exclusivamente online como ‘Aquela Máquina’ e ‘Flash’.

Além da imprensa, desde 2013 que o grupo Cofina está presente na televisão, com o lançamento da CMTV na posição 8 do MEO. Desde essa data, o canal entrou nos restantes operadores de distribuição (NOS, Nowo e Vodafone), o que permitiu consolidar a sua posição como a estação mais vista na TV paga em Portugal.

De resto, e desde janeiro de 2017, que a CMTV lidera as audiências de forma ininterrupta, o que significa que em outubro vai assinalar o seu 22º mês consecutivo como o canal com mais espectadores no cabo. Além de Portugal, a CMTV emite em Angola, Moçambique, França e Canadá.

No nosso país, a Cofina é ainda proprietária da gráfica Grafedisport, tem 40% da plataforma de jogos e apostas online ‘A Nossa Aposta’ e controla 33,33% da distribuidora Vasp. A nível internacional, a grande aposta do grupo tem sido o Brasil, onde a Cofina detém 100% da Adcom Media – Anúncios e Publicidade e uma participação de 29,9% no Destak Brasil.

Emissora católica conta com 4 rádios
Com uma participação de 60% do Patriarcado de Lisboa e de 40% da Conferência Episcopal Portuguesa, a Renascença é um dos principais operadores de rádio em Portugal, detendo diversas frequências que são utilizadas pelas suas rádios: RFM, Renascença, Megahits e RádioSim.

Grupo público conta com oito canais de TV e oito estações de rádio
Detido a 100% pelo Estado português, o grupo RTP é, em termos de dimensão e recursos humanos, a maior empresa de comunicação social do País, detendo oito canais de televisão (RTP 1, RTP 2, RTP 3, RTP Memória, RTP Açores, RTP Madeira, RTP Internacional, RTP África) e oito emissoras de rádio (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP Memória, RDP Açores, RDP Madeira, RDP Internacional e RDP África).

O grupo presidido por Gonçalo Reis conta com um financiamento misto, já que à Contribuição Audiovisual paga na fatura da eletricidade (mais de 186 milhões ano) soma, dezenas de milhões em receitas comerciais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)