Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Diário de Coimbra celebra hoje 90 anos

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou o jornal.
24 de Maio de 2020 às 14:43
O jornal Diário de Coimbra comemora hoje 90 anos de existência com apelos da direção aos leitores e aos anunciantes para o ajudarem a "sobreviver" à crise económica causada pela pandemia da covid-19.

"Quis o destino que os 90 anos do Diário de Coimbra se assinalassem no meio de uma crise com uma dimensão que pensávamos já não ser possível nos dias de hoje. São momentos de angústia, os que estamos a viver, durante os quais precisamos de referências de confiança que nos ajudem a tomar as melhores decisões", referem, no editorial da edição de hoje, o diretor Adriano Callé Lucas e o diretor adjunto Miguel Callé Lucas.

A direção lembra que nos 90 anos de existência o jornal "esteve um ano sem se publicar por castigo imposto pelo Estado Novo e sobreviveu". Foi também alvo de "várias armadilhas da PIDE e da censura e a todas soube responder" e, no pós 25 de Abril, "conseguiu manter-se independente e ao serviço de Coimbra e das Beiras".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem onde recorda Adriano Lucas e parabeniza o jornal: "Um grande abraço de parabéns, evocando Adriano Lucas. Estivemos juntos na prmeira Lei da Imprensa em Democracia e sobretudo evocando o vosso papel, de resistentes. Num tempo de crise. Resistentes por aquilo que é fundamental. (...) Estarei sempre ao vosso lado como tenho estado desde o início do meu mandato", disse Marcelo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)