Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

Festival da Canção faz história com vitória de música em inglês mas perde público

‘Love Is On My Side’, dos The Black Mamba, vai representar Portugal na Eurovisão. É a primeira vez em 57 anos que uma canção em inglês vence.
Sónia Dias 8 de Março de 2021 às 08:30
Festival da Canção 2021
Festival da Canção 2021 FOTO: PEDRO PINA
Os The Black Mamba conseguiram um marco histórico e isso já ninguém lhes tira. A banda de Tatanka, Ciro Cruz e Miguel Casais venceu, este sábado, o Festival da Canção 2021 com a canção ‘Love Is On My Side’. É a primeira vez, desde 1964, que o nosso país será representado na Eurovisão com um tema cantado noutra língua que não o português. A decisão surpreendeu até os músicos. “Não estávamos à espera por causa disso. Sabíamos que era muito difícil bater as canções em português”, disse Tatanka no final do evento, referindo que esta vitória é uma oportunidade única para mostrar o seu trabalho lá fora.

Este Festival da Canção ficou marcado pelo duelo entre ‘Por Um Triz’, de Carolina Deslandes, a eleita do júri, e ‘Love Is On My Side’, uma das favoritas do público. As duas acabaram com o mesmo resultado, 20 pontos, mas no final prevaleceu a escolha dos telespectadores, dando a vitória aos The Black Mamba. A banda irá representar Portugal no 65º Festival Eurovisão da Canção, agendado para 22 de maio, em Roterdão, nos Países Baixos.

A final de sábado, transmitida em direto pela RTP 1 e apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, foi acompanhada por uma média de 651 700 pessoas e registou 14,5% de share, sendo o 14º programa mais visto do dia (dados GfK). A edição deste ano atraiu menos 117 600 telespectadores do que em 2020 e foi o segundo festival menos visto desde 2015 (o primeiro foi o de 2019, que deu a vitória a Conan Osíris, com 610 mil telespectadores).


Canção The Black Mamba Tatanka Ciro Cruz Miguel Casais Eurovisão
Ver comentários