Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

Google pagou apenas 2,8% em impostos no Reino Unido em 2019

Gigante da internet desembolsou 50,3 milhões de euros em taxas apesar de receitas alcançarem 1,8 mil milhões.
Sónia Dias 11 de Maio de 2020 às 08:30
Google
Google
Google
Google
Google
Google
A Google pagou 50,3 milhões de euros em impostos no Reino Unido em 2019, apesar de as receitas da empresa norte-americana terem alcançado 1,8 mil milhões de euros (mais 220,5 milhões do que no ano anterior), o que significa que contribuiu apenas com cerca de 2,8% da sua faturação. Ainda assim, a gigante tecnológica liderada por Sundar Pichai poupou perto de 24,3 milhões de euros em impostos, comparativamente com o que pagou em 2018.

De acordo com o jornal britânico ‘Metro’, a Google contratou 800 trabalhadores no ano passado e distribuiu bónus por 4439 empregados no valor de mais de mil milhões de euros.

A divulgação destes valores surge numa altura em que a principal organização representativa dos jornalistas no Reino Unido - The National Union of Journalists (NUJ) - pediu ao governo de Boris Johnson para triplicar a ‘Taxa Google’ (2%), que entrou em vigor no passado dia 1 de abril.

Numa medida para apoiar os grupos de media e ajudá-los a recuperar das quebras no investimento publicitário e nas vendas em banca provocadas pela pandemia de Covid-19, o sindicato dos jornalistas propôs ir buscar dinheiro às multinacionais norte-americanas que têm "enriquecido à custa do trabalho dos jornalistas" e que se refugiam em paraísos fiscais para escapar aos impostos.

Amazon é a tecnológica que paga menos
Segundo um estudo do Fair Tax Mark, empresas como a Google, Amazon, Facebook, Netflix, Apple e Microsoft têm vindo, ao longo dos anos, a desviar as suas receitas e lucros para paraísos fiscais (a sede da Google na Europa é na Irlanda) e a atrasar o pagamento de impostos.

De todas elas, a Amazon, de Jeff Bezos, é a pior. Nos últimos dez anos, a plataforma de comércio eletrónico pagou apenas 3,1 mil milhões de euros em taxas (12,7%) apesar de ter registado receitas de 883 mil milhões e lucros de 24,6 mil milhões.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)