Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Impala despede mais de 50 trabalhadores e fecha revista 'VIP'

Grupo de media avançou com despedimento coletivo depois de ver recusado pedido para entrar em regime de layoff.
Duarte Faria e Sónia Dias 29 de Maio de 2020 às 08:36
Grupo Impala
Grupo Impala FOTO: Pedro Catarino
O grupo Impala, que detém as revistas ‘Nova Gente’, ‘VIP’, ‘Maria’ e ‘TV7 Dias’, avançou com um processo de despedimento coletivo. Segundo apurou o CM, vão ser dispensados 54 trabalhadores das várias publicações, sendo que a ‘VIP’ encerrou definitivamente, apesar de a empresa manter o título.

As revistas de culinária do grupo também poderão estar em risco de acabar.

O CM sabe ainda que a Impala decidiu avançar com esta medida depois de ter visto recusado o pedido para entrar em regime de layoff, por ter iniciado um Processo Especial de Revitalização (PER) na Segurança Social. E só é possível as empresas acederem a este apoio do Estado se não tiverem dívidas na Segurança Social.

O grupo liderado por Jacques Rodrigues também foi excluído do plano de apoio aos media, tendo já pedido esclarecimentos ao Presidente da República, à ministra da Cultura, ao secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, à ERC e à Associação Portuguesa de Imprensa sobre o critério de distribuição das verbas para a compra de publicidade institucional pelo Estado.

Contactada pelo CM, Paula Rodrigues, diretora-geral de publicações da Impala, não quis fazer comentários.

Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas, garantiu ao CM que a situação está a ser acompanhada a nível jurídico, apesar de ainda não saber precisar "quantos jornalistas estão envolvidos".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)