Sub-categorias

Notícia

Judite de Sousa e João Fernando Ramos enfrentam processos

Jornalistas são acusados de promover marcas nas suas páginas nas redes sociais.
Por Duarte Faria|08.07.18
A Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) abriu, recentemente, processos contra Judite Sousa e João Fernando Ramos, sabe o CM. Em causa estão publicações nas redes sociais com referências a marcas, o que poderá constituir uma violação das regras de exercício da profissão, que indicam que os profissionais não podem ter a sua imagem associada a quaisquer marcas.

No caso de Judite Sousa, o processo foi aberto na sequência de um post publicado pela diretora adjunta de informação da TVI e pivô do ‘Jornal das 8’, no qual esta revela ter concretizado o desejo de comprar o sofá de uma determinada marca de luxo. Mas não é caso único. Na conta de Instagram, aberta a qualquer utilizador, a jornalista faz várias referências a marcas. Ao CM, Judite Sousa não quis fazer qualquer comentário.

Já a investigação a João Fernando Ramos surge após um email anónimo acusar o jornalista de levar ao ‘Jornal 2’ responsáveis de marcas que patrocinam o carro no qual participa em provas de automobilismo, ao mesmo tempo que faz referência no Facebook a alguns dos patrocinadores.

O CM sabe que o próprio jornalista pediu na semana passada uma clarificação sobre a sua situação à CCPJ. Ao CM, optou por não se pronunciar sobre o assunto. A polémica surge numa altura em que o jornalista é apontado como um dos favoritos para substituir António José Teixeira ou Hugo Gilberto na direção de informação liderado por Paulo Dentinho.


pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!