Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Meios aéreos para cobrir Volta

Três carros de exteriores, três motos com câmara, uma moto de som, um helicóptero, um avião, 100 profissionais e mais de 60 horas de emissão. Estes são alguns dos números envolvidos na cobertura da Volta a Portugal pela RTP, um dos maiores, senão mesmo o maior, evento televisivo do ano em Portugal, e que arranca já no dia 4.
2 de Agosto de 2010 às 00:30
A estação pública vai recrutar 100 profissionais para acompanhar a Volta a Portugal, que decorre de 4 a 15 de Agosto
A estação pública vai recrutar 100 profissionais para acompanhar a Volta a Portugal, que decorre de 4 a 15 de Agosto FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

Paulo Cardoso, o realizador responsável por toda a operação, explicou ao CM que estão destacados 100 profissionais para a prova de ciclismo e que na meta de cada etapa existe um carro de exteriores com dez câmaras. Nos contra-relógios, o dispositivo é reforçado com mais dois carros, um na partida e outro num ponto intermédio. A isto juntam-se quatro motos e ainda um helicóptero equipado com câmara.

Todos os meios móveis enviam depois o sinal para um avião, "que recebe as imagens e as envia para o carro de exteriores". Uma estrutura gigante que, tal como os ciclistas, vai percorrer Portugal em dez dias. O responsável explicou que o helicóptero foi alugado à empresa Filmes do Ar e que o avião e as motos são da SFP, a empresa francesa que faz a cobertura da Volta a França.

ROSTOS DO CANAL ACOMPANHAM VÁRIAS ETAPAS

Em termos de emissão, a Volta a Portugal vai estar na antena da RTP 1, RTPN, na internet, na RTP Mobile e ainda nos canais internacionais, RTP Internacional e RTP África. No total, só em Portugal serão mais de 60 horas de emissão, divididas entre a etapa (arranca às 15h00 na RTPN e às 16h00 naRTP 1), o ‘Diário da Volta’ (às 21h00 na RTPN) e o ‘Há Volta’ (emitido antes da etapa, às 14h00, na RTP 1). Este programa será conduzido por João Baião, Isabel Figueira e Carla Matos Gomes, que vão acompanhar a prova nas cidades que recebem o final das etapas.

Ver comentários