Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Meios de comunicação pedem medidas para enfrentar a crise provocada pelo coronavírus

Empresas de media dizem que a sua sobrevivência está em risco.
Duarte Faria 26 de Março de 2020 às 08:33
Meios de comunicação social
Meios de comunicação social FOTO: David Cabral Santos

A Plataforma de Media Privados (PMP), que reúne Cofina (detém CM e CMTV), Impresa, Global Media Group, Media Capital, Público e grupo Renascença Multimédia, enviou uma carta ao ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e ao secretário de Estado dos Media, Nuno Artur Silva, na qual propõe 14 medidas para fazer face à atual crise que o setor enfrenta. 

No documento a que o CM teve acesso, assinado pelo presidente do conselho geral, Francisco Pinto Balsemão, a PMP defende que "a indústria dos media é vital para o equilíbrio social e político do País" e, por isso, deve ser um dos setores "prioritários".  A pandemia de Covid-19 está a ter "impactos agudos" sobre "as receitas das empresas de media" e a colocar "dificuldades em toda a cadeia de valor", o que obriga à "adoção de medidas de mitigação dos tremendos efeitos negativos", sob pena de a sua própria sobrevivência "ficar em risco".

A plataforma apela ainda "ao Governo e à banca para que estabeleçam uma aliança estratégica com as empresas e os cidadãos no sentido de relançar a economia". "Sem empresas e sem clientes, não há receitas, nem economia, nem País. E sem Comunicação Social, apaga-se a luz."

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)