Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Português lidera série milionária feita no Brasil

Joaquim de Almeida é o protagonista de minissérie para RTP. Esta co-produção internacional ronda oito milhões de euros.
21 de Outubro de 2011 às 00:00
Joaquim de Almeida
Joaquim de Almeida FOTO: d.r.

Portugal, França, Brasil e Canadá rodam ‘Vermelho Brasil’, a história de João da Silva, o português que combateu os franceses no Brasil do século XVI. A produção, orçada em 8,3 milhões de euros, conta com o apoio financeiro da France 2, da Globo Filmes e da RTP, que irá exibir a produção em quatro episódios.

Numa praia da cidade de Paraty, a sul do Rio de Janeiro, Joaquim de Almeida, o herói da história, filma rodeado de figurantes índios: "Sou um português que vive há 15 anos no Brasil, ‘entre pessoas sem razão nem religião’. Um comerciante casado com uma índia, mas ‘com mulheres por todo o litoral’, que teve de fugir de Portugal com a mudança do regime", explica.

Leonel Vieira, outra presença portuguesa no Brasil, é o produtor da Stopline que embarcou nesta aventura baseada no livro ‘Vermelho Brasil’ vencedor do prémio Goncourt 2001, o maior da literatura francesa. A série é "totalmente filmada com técnica e gramática cinematográfica", sublinha Leonel Vieira.

A acção decorre em 1564 e conta a invasão dos franceses, que traçaram planos para estabelecer uma colónia na baía de Guanabara, sob a alçada do império português. Joaquim de Almeida, que "sempre" gostou "muito de séries de época" está encantado com a produção. "Pelos trajes e maneira de falar são sempre projectos interessantes de fazer", revela à Correio TV. Outro dos protagonistas é o actor sueco Stellan Skarsgard, um dos protagonista de ‘Mamma Mia’ e ‘Ondas de Paixão’.

A série é realizada por um canadiano e filmada em inglês, apesar de ser uma encomenda francesa. "É a maior co-produção sobre a história de Portugal em que o País esteve envolvido", diz Leonel Vieira. ‘Vermelho Brasil é produzido pela Stopline, a francesa Pampa Production, a canadiana CD Film e a brasileira Conspiração Filmes.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)