Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

SIC lidera audiências anuais 15 anos depois

Estação de Paço de Arcos fechou as contas de 2019 com 19,2% de share, contra 15,6% da TVI e 12,5% da RTP 1.
Duarte Faria 3 de Janeiro de 2020 às 01:30
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Cristina Ferreira
Os dados de audiências da televisão portuguesa em 2019 estão fechados e a SIC tem motivos para festejar: o canal de Paço de Arcos venceu o ano - com um share médio de 19,2%, a que corresponde uma média de 373 100 telespectadores a cada minuto do dia -, o que acontece pela primeira vez em 15 anos.

De acordo com os dados divulgados pela GfK, a TVI, que liderou audiências na última década e meia, encerrou o ano passado em segundo lugar, com um share de 15,6% (303 100 espectadores por cada minuto do dia) - menos 3,6 pontos percentuais do que a SIC -, e a RTP 1 em terceiro, com 12,5% de share (244 100 espectadores) - ficou a 6,7 pontos da liderança. Referência ainda para a RTP 2, que registou 1,5% de share.

A SIC liderou todos os meses desde fevereiro - em janeiro a TVI ainda conseguiu ganhar, por uma curta margem, apesar de já perder as audiências de manhã e de tarde. A estreia de ‘O Programa da Cristina’, a 7 de janeiro, foi decisiva para a inversão histórica das audiências. O programa matinal impulsionou toda a grelha do canal liderado por Daniel Oliveira, que começou a ganhar também no horário nobre com a estreia da novela/série ‘Golpe de Sorte’, protagonizada por Maria João Abreu, em maio. O maior ‘fosso’ entre a SIC e a TVI registou-se no mês de novembro: os dois canais privados em sinal aberto ficaram separados por 6,3 pontos percentuais.

Quando em comparação com o ano anterior, a SIC e a RTP 1 aumentaram a sua audiência em 2,7 e 0,3 pontos percentuais, respetivamente, enquanto a TVI afundou 4,3 pontos. A RTP 2 subiu 0,1 pontos.

Entre os canais de informação no cabo, a CMTV - que venceu todos os dias do ano - reforçou a liderança nas audiências, com 4,1% de share, seguida, a grande distância, da SIC Notícias, com 1,8%, da TVI 24, com 1,2% e da RTP 3, com apenas 0,6%.

‘A Máscara’ vence primeiro dia do ano
A estreia de ‘A Máscara’ (SIC) foi o programa mais visto na 4ª feira: 1 464 300 espectadores (28,5% de share). À mesma hora, ‘Pesadelo na Cozinha’ (TVI) ficou-se pelos 1 335 400 espectadores (25,7%).
Ver comentários