Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Trabalhadores querem lugar na administração da RTP

Comissão de Trabalhadores da RTP vai avançar com eleição para escolher elemento para o próximo Conselho de Administração.
Duarte Faria 17 de Janeiro de 2021 às 09:18
Atual conselho de administração termina funções em março
Gonçalo Reis
Atual conselho de administração termina funções em março
Gonçalo Reis
Atual conselho de administração termina funções em março
Gonçalo Reis
A Comissão de Trabalhadores (CT) e alguns sindicatos que representam os trabalhadores da RTP vão promover uma eleição para que os funcionários da empresa pública de rádio e TV possam escolher um elemento que os represente no próximo Conselho de Administração (CA), que deverá começar a trabalhar em março, apurou o CM.

Ao CM, fonte próxima das organizações representantes dos funcionários da RTP explicou que “esta possibilidade está prevista na lei”, mas “nunca foi devidamente utilizada na RTP”. O objetivo é o de que os trabalhadores possam ter, no futuro, “a possibilidade de fiscalizar a atividade do CA, tendo um elemento seu no organismo, uma vez que o Conselho Geral Independente [CGI], que tem essa incumbência, não o faz e o CA nega constantemente informação relevante sobre a empresa requisitada pela Comissão de Trabalhadores”. Sindicatos e CT estão dispostos a tudo para que este objetivo se cumpra e admitem mesmo avançar com uma “batalha jurídica” caso não vejam a intenção concretizada.

Questionadas pelo CM sobre este processo, a atual administração da RTP e o CGI, liderado pelo professor catedrático José Vieira de Andrade, optaram por não se pronunciar.

Recorde-se que o Conselho de Administração liderado por Gonçalo Reis terminou o mandato em dezembro último, mas vai manter-se em funções até março, a pedido do CGI, para fechar as contas de 2020.

Em simultâneo, a CT vai também promover uma eleição para escolher um membro para o Conselho de Opinião.
Ver comentários