Barra Cofina

Seis alimentos que ajudam o sistema imunitário a combater doenças

Pandemia de Covid-19 fez com que muitos de nós questionássemos se seríamos capazes de resistir ao vírus.
Por Correio da Manhã 15 de Outubro de 2020 às 15:36
Cogumelos
Alho
gengibre
Cogumelos
Alho
gengibre
Cogumelos
Alho
gengibre
A pandemia de Covid-19 fez com que muitos de nós nos questionássemos se o nosso sistema imunitário está preparado para resistir ao vírus. A verdade é que, um sistema imunitário forte tem maior probabilidade de combater doenças. E há alimentos que podem ajudar:

Água
Beber água ajuda a eliminar toxinas pelos rins e, dessa forma, previne o acumular das mesmas e estimula a função imunológica.

Cogumelos
Muitas pessoas não conhecem os benefícios dos cogumelos. Este grupo de fungos é rico em vitaminas B, como riboflavina e niacina, e minerais como selénio. São também uma fonte rica em polissacarídeos e moléculas semelhantes ao açúcar. Têm propriedades de proteção cardiovascular, antimicrobiana, anticancro, antidiabética, antinflamatória e hepaprotetoras.

Ostras
As ostras são ricas em ferro, vitamina C, A, e selénio. 
Os minerais e vitaminas presentes neste alimento são essenciais para o bom funcionaento da função imunológica. O zinco, por exemplo, é importante para o processo de cicatrização. Ajuda também no desenvolvimento de células brancas do sangue. Desempenha um papel essencial na sua ativação durante a resposta imunológica.

Alho
O alho contém um composto chamado alicina, útil no combate a vírus e bactérias. Pode reduzir a aterosclerose e o depósito de gordura, normalizar o equlíbrio da lipoproteína, diminuir a pressão sanguínea, e também pode apresentar função antitrombótica, antinflamatória e até antioxidante.

Gengibre
A utilização do gengibre como remédio é uma tradição antiga que existe há séculos. Este alimento tem propriedades antinflamatórias e antioxidantes potentes que aumentam a saúde imunológica.

Cúrcuma
A cúrcuma tem propriedades antinflamatórias, antioxidantes, pode reduzir o nível de glicose no sangue e fatores de risco associados a doenças cardiovasculares.
Notícias Recomendadas
Saúde de A a Z

Vacina da gripe pode proteger da Covid-19

Em experiências laboratoriais, cientistas verificaram que a vacina da gripe tomada no inverno passado pode ajudar as principais células saudáveis a responder de forma mais eficaz não só à gripe, mas também ao novo coronavírus. 

Família

"A coparentalidade pode ser saudável"

“Divórcio Positivo” é o primeiro livro de Marta Moncacha, que também é mãe, divorciada e filha de pais divorciados. Entretanto, tornou-se especialista em separações e coparentalidade.