Como combater os efeitos do frio na pele
Com a descida das temperaturas, estes são os conselhos especializados para a perda de hidratação – e todas as restantes desgraças que afetam a pele no inverno.
Apontadas as causas, partimos então em busca de soluções. Primeiro as más notícias: já devíamos ter começado a proteger a pele do frio desde o início do outono ou, pelo menos, antes de ter começado a nevar no Alentejo. "Logo após o verão, devemos apostar em produtos regeneradores que minimizem os efeitos do sol", explica Filipe Silva. Apesar disso, e já em pleno inverno, há esperança nas inovações da Beleza e nos conselhos dos experts nesta matéria. "Devem-se evitar produtos que façam baixar o ph da pele, ou seja, que tenham alta concentração de ácidos", adianta Filipe Silva. E assim dar preferência a fórmulas com princípios ativos hidratantes, reconfortantes, "tais como a manteiga de manga, o ácido hialurónico, o colagénio e os antioxidantes."
Naturalmente, a pele seca é a que sofre mais com o frio. "Hidratar é fundamental e sobretudo aplicar uma quantidade de creme diurno que seja suficiente para criar uma proteção duradoura e eficiente contra as agressões do tempo ao longo de todo o dia", reforça Filipe. As descamações, por exemplo na base do nariz e nas maças do rosto, podem significar inflamações ou pruridos, e devem incentivar uma visita ao dermatologista, bem como a adoção de cuidados específicos.
O skin therapist, que em setembro inaugurou o Opatra Wellness, em Lisboa, onde faz vários tratamentos de pele especializados, avisa que o inverno é a estação ideal para fazer limpezas de pele mais profundas, de preferência que tratem ao mesmo tempo. "Os tratamentos com vitamina C são excelentes para restaurar a luminosidade e existem no mercado outras abordagens nomeadamente com antioxidantes. Os tratamentos com ácidos e biorevitalizantes são também muito eficazes, pois os diferentes ácidos vão ajudar no rejuvenescimento e são ideais para potencializar a luminosidade", explica.
"Os biorevitalizantes, que se enquadram na categoria de cosmecêuticos isto é cosméticos com qualidades farmacológicas, são um autêntico medicamento para a pele." Entre os produtos para usar em casa, Filipe Silva, que recebe sempre os clientes com um diagnóstico profundo ao estado da pele (prepare-se para um choque de realidade) recomenda também a procura de fórmulas com ácido mandélico, "que atua diretamente sobre as manchas ajudando a atenuar a sua presença na capa córnea."
Entre as opções da Opatra London, marca principal com a qual trabalha, sugere a Cleo Gold Mask, tratamento de alta performance com uma máscara coberta a ouro que emite luzes de infravermelhos e luzes Led com o poder de tratar das células da pele, indicado tanto problemas de acne como para peles maduras, que necessitam de forte estímulo cutâneo." Encontrado o tratamento certo, nada como aliar a tudo isto uma alimentação saudável, rica em gorduras boas (como as que encontramos nos frutos secos e no azeite) e pobre em álcool e cafeína (peritos em secar a pele), e a repetição de um gesto essencial: beber muita água.
Opatra Wellness by Filipe
Morada: Rua José Estevão, 2C, Estefânia, Lisboa
Marcações: 91 817 39 64
www.opatrawellnessbyfilipe.com
Duas máscaras são mais eficazes que uma? Sim. Pneumologista explica porquê
Especialista explica estratégias a serem utilizadas para se proteger.
Encontros no Tinder, paixões transatlânticas e bebés. Viver o amor na pandemia
Um bebé inesperado, encontros e desencontros no Tinder, um pedido de casamento e um romance que cruza o Atlântico. Histórias para chorar ou rir, mas sempre de alegria.
Doentes com diabetes sofrem "grande acréscimo" de problemas clínicos devido à Covid-19, mostra estudo
Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes demonstra riscos psicológicos e físicos "preocupantes".
O meu filho é homossexual: e agora?
É possível que ‘sair do armário’ nem sempre seja uma tarefa fácil — ainda mais quando tal sucede em plena adolescência. O testemunho de uma mãe que não desistiu da felicidade do filho e aprendeu com ele pelo caminho.
Baixas em gorduras e ricas em proteínas: Conheça o mundo das leguminosas e os seus benefícios
Favas, grão de bico, feijão, ervilhas, tremoços, lentilhas, soja e amendoins são alguns dos alimentos que se incluem neste grupo.
Histórias para ler aos seus filhos durante o confinamento
Entre novidades a reedições, reunimos as aventuras literárias para entreter os mais pequenos durante os dias de confinamento, seja na hora de dormir ou na pausa do almoço.