Barra Cofina

Cientistas apresentam vacina promissora contra o cancro

Cientistas do Instituto Francis Crick anunciaram testes bem sucedidos em ratinhos. Vacina pode ajudar a previr cancros do pulmão, intestino e pâncreas.
Por SÁBADO 23 de Outubro de 2020 às 19:19
Cientistas anunciaram terem realizado testes promissores de uma vacina que ajuda a prevenir diversos tipos de cancro. O caminho para que possa ser aplicada em humanos ainda é longo, mas as provas de que é segura e eficaz são um sinal para os cientistas de que estão no caminho certo.

A vacina foi desenvolvida no Instituto Francis Crick, em Londres, pela equipa de Rachel Ambler, e dirige-se a um tipo específico de proteína -  a KRAS - que está relacionada com o desenvolvimento de cancros como o do pulmão, pâncreas ou intestino.

Os testes preliminares feitos em ratinhos, no laboratório, dão sinais positivos à equipa, que vai apresentar estes resultados, no domingo, durante o 32º Simpósio EORTC-NCI-AACR, previsto para Barcelona, mas que agora, devido à pandemia, vai decorrer online.

"Sabemos que se a KRAS se desenvolve de maneira errada, permite que as células do nosso corpo se desenvolvam e comecem a multiplicar-se e a tornar-se células cancerígenas. Recentemente, descobrimos que, com a ajuda certa, o nosso sistema imunitário pode ser capaz de abrandar este crescimento", referiu a investigadora, no comunicado divulgado pela organização do simpósio.

Foi assim que começou a desenvolver-se esta vacina que estimula o sistema imunitário a responder perante as mutações da proteína KRAS. Os resultados em laboratório são promissores: 65% dos ratinhos com tumores que foram tratados com a vacina estavam vivos 75 dias depois de a terem recebido, por comparação com 15% dos que não foram vacinados.

Dos ratinhos a quem foram induzidos tumores, 40% dos vacinados não tinha qualquer tumor depois de 150 dias, comparado com apenas 5% (um rato) dos que não tinham sido vacinados.

Estes resultados são ainda acompanhados de poucos efeitos secundários, refere a equipa de investigadores envolvida.
Notícias Recomendadas
Família

Histórias de infidelidade em tempos de Covid-19

Na vida em casal, a convivência permanente pode ocasionar uma série de intempéries, à partida nada que não se resolva ou assim garantem os especialistas. O problema é quando o tal infortúnio veste o nome de infidelidade. Como lidar como uma traição que tem de ser gerida entre as quatro paredes de uma casa, e sem qualquer tipo de escape?

Menopausa

Fátima Lopes: “Cabe a nós mulheres, falarmos com orgulho da menopausa”

“Estou com a menopausa, e agora?”. De acordo com especialistas, esta é a questão que mais mulheres levantam quando se deparam com aquela nova fase das suas vidas. Em Mulheres sem Pausa, conversa-se acerca da Menopausa de forma descomprometida, sem receios ou preconceitos. Tal como deve ser.