Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Anda cansado no trabalho? Conheça os sintomas e o tratamento da Síndrome de Burnout

Para o tratamento é fundamental que o doente tire algum tempo para si, abandonando as tarefas profissionais.
Por Ana Maria Ribeiro 24 de Fevereiro de 2020 às 01:30
'Burnout'
'Burnout' FOTO: Getty Images
O burnout é uma síndrome entendida como o resultado de stress crónico no local de trabalho que não foi gerido de forma adequada.

É caracterizado por três dimensões: sentimentos de depleção (baixa) de energia e exaustão; maior distanciamento mental da atividade profissional, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados com a profissão; redução da eficácia profissional (produtividade).

Segundo a psiquiatra Ana Peixinho, o burnout "refere-se especificamente ao fenómeno num contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever situações noutras dimensões de vida". Também não deve ser confundido com o ‘esgotamento’ – que "não é um termo médico, mas sim popular e é atribuído a um estado depressivo de maior gravidade".

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Deixou de fazer exercício físico e agora?

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.