Barra Cofina

Novo vírus na China é transmissível entre humanos

Suspeita foi confirmada esta segunda-feira à agência de notícias chinesa pelas autoridades de saúde do país.
Por SÁBADO 20 de Janeiro de 2020 às 16:57
Doença respiratória na China
Doença respiratória na China
A Comissão Nacional de Saúde chinesa confirmou esta segunda-feira que o novo vírus que já infetou 217 pessoas e causou a morte a três é transmissível entre humanos. Foram detetados pelo menos dois casos em que o coronavírus passou de pessoa para pessoa, isto na província de Guangdong. 

A confirmação chegou em forma de comunicado à agencia de notícias estatal chinesa, assinada por um especialista do órgão de autoridade para a saúde, Zhong Nanshan. Esta era uma possibilidade há muito apontada devido à velocidade com que os novos casos estavam a surgir. Só no passado fim de semana, o número de pessoas infetadas mais do que triplicou. 

O receio em torno de uma possível epidemia adensa-se, com muitos chineses a viajarem esta semana para celebrar o novo ano lunar. Até então, já foram detetados casos no Japão, Coreia de Sul e Tailândia, para além das grandes cidades chinesas Pequim, Xangai e Shenzhen.  

Esta nova doença erá começado num mercado de peixe de Wuhan, na China. Mas a fonte de transmissão não foram os peixes mas os animais vivos que também existem neste mercado, como aves ou um animal chamado civeta. O mercado foi encerrado a 1 de janeiro de 2020. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o início dos sintomas dos 41 casos confirmados varia entre 8 de dezembro de 2019 e 2 de janeiro de 2020.

Relacionadas
Notícias Recomendadas