Barra Cofina

Presidente Marcelo garante que há vacinas contra a gripe para todos

Chefe de Estado diz que ministra da Saúde lhe garantiu que todos os que quiserem serão vacinados.
Por Bernardo Esteves 20 de Outubro de 2020 às 01:30
Conteúdo exclusivo para Assinantes Assine já Se já é assinante faça LOGIN
Exclusivos
Marcelo foi vacinado na Unidade de Saúde Familiar Descobertas, em Lisboa
Marcelo foi vacinado na Unidade de Saúde Familiar Descobertas, em Lisboa
Marcelo foi vacinado na Unidade de Saúde Familiar Descobertas, em Lisboa
O Presidente da República tomou esta segunda-feira a vacina contra a gripe para “dar o exemp lo”. Acompanhado da ministra da Saúde, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu ter recebido da governante garantias de que não faltarão vacinas para quem pretender tomar.

“Aquilo que me foi dito [pela ministra] é que até à primeira semana de dezembro, a partir deste momento, e durante o mês de novembro, progressivamente, todos os que queiram vacinar-se irão vacinar-se - ou em estruturas como esta, ou nas juntas de freguesia, ou em farmácias comunitárias”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente apelou à vacinação. “Aqui fica o meu exemplo. Espero que aqueles poucos que não tivessem já a intenção de o fazer venham o mais rápido que possam”, afirmou, já depois de se ter vacinado na Unidade de Saúde Familiar Descobertas, em Lisboa.

A ministra Marta Temido lembrou que este ano o SNS tem “cerca de dois milhões de vacinas”, num reforço de 34%, tendo já “disponibilizado 775 mil doses” até sexta-feira passada. A ministra explicou que esta segunda-feira começou a segunda fase de vacinação para pessoas de risco e maiores de 65 anos. A primeira fase teve início em setembro para grávidas, profissionais de saúde e profissionais e utentes de lares de idosos. Apesar das garantias do Governo, as farmácias continuam a queixar-se.

“Chegaram apenas 20% das vacinas encomendadas. Não chegam para satisfazer nem sequer os pedidos de reserva”, disse ao CM a farmacêutica Vera Nogueiro, em Bragança. Alguns fornecedores apontam o final de novembro para conseguirem entregar todas as vacinas pedidas. 


Ministra informou Marcelo sobre possíveis cenários
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Marta Temido numa reunião de 90 minutos. A ministra da Saúde diz ter transmitido ao Presidente “informação mais de pormenor sobre a situação epidemiológica” e possíveis “cenários”, sem precisar quais são.

Relacionadas
Notícias Recomendadas
Família

Histórias de infidelidade em tempos de Covid-19

Na vida em casal, a convivência permanente pode ocasionar uma série de intempéries, à partida nada que não se resolva ou assim garantem os especialistas. O problema é quando o tal infortúnio veste o nome de infidelidade. Como lidar como uma traição que tem de ser gerida entre as quatro paredes de uma casa, e sem qualquer tipo de escape?

Menopausa

Fátima Lopes: “Cabe a nós mulheres, falarmos com orgulho da menopausa”

“Estou com a menopausa, e agora?”. De acordo com especialistas, esta é a questão que mais mulheres levantam quando se deparam com aquela nova fase das suas vidas. Em Mulheres sem Pausa, conversa-se acerca da Menopausa de forma descomprometida, sem receios ou preconceitos. Tal como deve ser.

Bem Estar e Nutrição

Não consegue dormir? Experimente esta técnica

Ultimamente o stress e os problemas de sono têm emergido cada vez mais com a pandemia como tela de fundo… Este livro ensina-nos a (milagrosa) técnica japonesa que promete ajudar a dormir.