Barra Cofina

Oftalmologista deixa aviso: “Olhos vermelhos podem ser um sintoma de coronavírus"

Contacto com gotículas ou secreções lacrimais contaminadas pode transmitir a infeção.
Por Vanessa Fidalgo 27 de Abril de 2020 às 08:09
Eugénio Leite, médico oftalmologista
Eugénio Leite, médico oftalmologista FOTO: Direitos Reservados

Eugénio Leite, médico oftalmologista, explica que os primeiros sintomas da Covid-19 podem manifestar-se na vista e assemelhar-se a uma irritação ocular. É preciso estar atento. 

CM - A Covid-19 provoca sintomas oftalmológicos?
Eugénio Leite- O vírus SARS-CoV-2 pode infetar através dos olhos, nariz ou boca. Posteriormente, liga-se à estrutura celular através da mucosa da garganta e do nariz, iniciando o processo de infeção. Um alerta da Academia Americana de Oftalmologia refere a conjuntivite como uma manifestação ocular da Covid-19, a qual se pode transmitir por contacto dos olhos com as gotículas ou por secreções lacrimais. Logo, existe a possibilidade de apresentar uma conjuntivite virusal antes dos demais sintomas. 

- Como distinguir a infeção virusal de uma simples irritação ocular?   
- A irritação ocular pode afetar um só olho e surge quando um fator externo provoca sintomas de irritação, como ardor ou prurido. Normalmente há lacrimejo mas sem secreções. Utilizar colírios sem prescrição médica é sempre perigoso, mas sobretudo se o desconforto ocular for acompanhado de outras queixas como espirros, tosse, febre ou  outros sintomas associados ao coronavírus.

- É perigoso, nesta fase, ir ao oftalmologista? 
- De uma forma objetiva, não, apesar da proximidade física e espacial entre o oftalmologista e o doente que coloca ambos num especial risco de contágio. Mas não há impeditivos para se realizar o exame oftalmológico desde que haja um cumprimento escrupuloso dos procedimentos de segurança objetivos e desenhados para proteger pacientes e profissionais.

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

 

Relacionadas
Notícias Recomendadas
Saúde de A a Z

Iniciativas na luta contra o cancro da mama que fazem a diferença

Outubro é o mês de sensibilização na Luta Contra o Cancro da Mama. Juntámos algumas iniciativas para apoiar uma a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de uma doença que é de todos, pois afeta homens e mulheres, e em última instância as famílias.