Barra Cofina

O que fazer quando a máscara se molha?

Agora que a chuva voltou a cair e que o uso das máscaras é cada vez mais frequente, lembre-se que deve mudar de máscara sempre que ela se molha.
Por SÁBADO 1 de Outubro de 2020 às 11:23
FOTO: Ricardo Ponte/Cofina
Esta semana ainda vai ser de chuva em muitas zonas do País. Um regresso da chuva em plena pandemia e quando o uso da máscara está cada vez mais generalizado, é normal que surja a dúvida do que fazer se a máscara apanhar com uma chuvada. Dizem os especialistas que o melhor é trocar de máscara.

"Se se molham ou humedecem as máscaras perdem eficácia e o melhor é não correr riscos", sublinha, citada pelo El País, a professora de epidemiologia e medicina preventiva da Universidade Complutense de Madrid, Maria Elisa Calle.

Mesmo sem chuva, o recomendável, para quem usa máscaras cirúrgicas, é trocar a cada quatro horas. Isto porque, ela vai perdendo eficácia com o tempo e a humidade que se produz com a respiração.

Para quem usa máscaras reutilizáveis, a Organização Mundial de Saúde recomenda deixá-las secar, sempre que estas se molham. Com o tempo incerto o melhor é levar na mala um par de máscaras limpas que possam ser usadas caso seja preciso substituir a que está a usar. As máscaras suplentes devem ser guardadas numa caixa ou saco de papel, uma vez que as bolsas de plástico são mais propensas ao crescimento de bactérias. 
   
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Como combater os efeitos do frio na pele

Com a descida das temperaturas, estes são os conselhos especializados para a perda de hidratação – e todas as restantes desgraças que afetam a pele no inverno.