Barra Cofina

Vacina da gripe pode proteger da Covid-19

Em experiências laboratoriais, cientistas verificaram que a vacina da gripe tomada no inverno passado pode ajudar as principais células saudáveis a responder de forma mais eficaz não só à gripe, mas também ao novo coronavírus. 
Por SÁBADO 20 de Outubro de 2020 às 19:21

As vacinas da gripe podem ajudar o corpo a defender-se da Covid-19. Um estudo holandês revelou que os funcionários de um hospital que foram vacinados contra a gripe no inverno passado tinham menores probabilidades de serem infetados com o novo coronavírus. 

Em experiências laboratoriais, os cientistas verificaram que a vacina da gripe tomada no inverno passado pode ajudar as principais células saudáveis a responder de forma mais eficaz não só à gripe, mas também ao novo coronavírus. 

Ao analisarem as taxas de Covid-19 entre a equipa do hospital, descobriram que o número de infeções era 39% menor entre as pessoas que tinham sido recebido a vacina da gripe. 

"Estes dados, combinados com informações independentes, sustentam um possível efeito benéfico da vacina da gripe contra a gripe e a Covid-19", defendem os cientistas. "Isto pode querer dizer que a vacina da gripe pode oferecer proteção parcial contra ambas as infeções este inverno."

Os cientistas já publicaram os dados no portal medRxiv no dia 16 de outubro, antes de estes serem sujeitos a revisão pelos pares. "Pensámos que era importante publicar já os resultados porque a vacina da gripe já está a ser disponibilizada a um grande grupo de pessoas", indicou o líder do estudo, Mihai Netea do Centro Médico Universitário de Radboud, numa nota de imprensa a que a Reuters teve acesso.
Notícias Recomendadas
Família

Histórias de infidelidade em tempos de Covid-19

Na vida em casal, a convivência permanente pode ocasionar uma série de intempéries, à partida nada que não se resolva ou assim garantem os especialistas. O problema é quando o tal infortúnio veste o nome de infidelidade. Como lidar como uma traição que tem de ser gerida entre as quatro paredes de uma casa, e sem qualquer tipo de escape?

Menopausa

Fátima Lopes: “Cabe a nós mulheres, falarmos com orgulho da menopausa”

“Estou com a menopausa, e agora?”. De acordo com especialistas, esta é a questão que mais mulheres levantam quando se deparam com aquela nova fase das suas vidas. Em Mulheres sem Pausa, conversa-se acerca da Menopausa de forma descomprometida, sem receios ou preconceitos. Tal como deve ser.

Bem Estar e Nutrição

Não consegue dormir? Experimente esta técnica

Ultimamente o stress e os problemas de sono têm emergido cada vez mais com a pandemia como tela de fundo… Este livro ensina-nos a (milagrosa) técnica japonesa que promete ajudar a dormir.