Quando o portão se abre e nos deparamos com uma imponente casa construída à base de pedra, estamos longe de imaginar o luxo que ela esconde e o requinte que ostenta – é a Casa do Lagar, em Vila Nova de Tazem, Gouveia, no distrito da Guarda.
O edifício, que durante décadas serviu como posto transformador de azeitonas em azeite, foi recuperado em 2008 por Alfredo Carvalho e transformado num empreendimento de turismo rural capaz de encantar as pessoas que gostam de relaxar no campo e, ainda por cima, com uma vista privilegiada para a serra da Estrela.
Aliás, a centralidade desta unidade hoteleira, aliada à originalidade e ao atendimento de proximidade, é o seus principal atributo e contribui para a sua boa taxa de ocupação – por isso, reserve sempre com muita antecedência. Fica a 30 quilómetros da Covilhã, a 24 de Viseu, 39 da Guarda e a 41 da Torre, o ponto mais alto de Portugal continental.
Com sete quartos que preservam testemunhos de um lagar, assim como o bar, na Casa do Lagar pode usufruir de uma piscina, de comodidades para churrascos e ainda de um terraço para banhos de sol. O atendimento é feito pelo casal dono da propriedade, que lhe confere uma hospitalidade familiar e tipicamente beirã.