Praga é daquelas cidades de tirar a respiração. A história em cada rua e os pormenores arrebatadores fazem da cidade o destino ideal para uma escapadinha.
A capital da República Checa respira e transpira história e beleza. O centro histórico da cidade, onde se concentra a maioria dos pontos de interesse a visitar, é um dos mais antigos de toda a Europa.
Em comparação com tantas outras capitais europeias, Praga não é uma cidade muito grande, o que permite uma visita de dois ou três dias. Quem visitar Praga pode desde já contar com vistas arrebatadoras, monumentos meticulosamente pensados, edifícios históricos de extrema beleza com muito para contar e, ainda, com uma vasta experiência gastronómica.
Relógio gigante é um dos ex-líbris da cidadeSempre que a hora muda, um grupo de bonecos dançantes espreita para a praça e faz as delícias de todos os que ali se encontram e aguardam por este momento.
Localizado na praça da Cidade Antiga (Staromestské Námestí), o Relógio Astronómico está instalado na parede lateral da torre da sede municipal. Dizem os entendidos que este é o relógio mais antigo e, também, um dos mais bonitos do Mundo. É, sem dúvida, um dos símbolos da cidade. Além das horas, o relógio marca a posição da Lua e do Sol.
Ponte das Estátuas: são 30 as figuras representadasA Ponte Carlos é uma melodia constante. É a ponte mais antiga de Praga, começou a ser construída no ano de 1357 a pedido do rei Carlos IV, e ao longo de todo o percurso há sempre vários espetáculos de artistas de rua.
Em tempos, esta era a única maneira de atravessar o rio Moldava e servia de conexão entre a cidade antiga e o Castelo de Praga. A ponte é construída em pedra e está decorada com 30 estátuas em toda a sua extensão.
Mas há uma estátua em particular que tem sempre mais turistas em seu redor do que as restantes: a de S. João Nepomuceno. E porquê? Diz a lenda que pousar-lhe a mão em cima é um prenúncio de boa sorte.
Ficha de ViagemComo ir Não são comuns as ligações aéreas diretas entre os aeroportos portugueses e Praga, mas existem. Basta fazer uma pesquisa mais aprofundada e encontrará voos de três horas e meia.
Estadia Praga não é uma cidade cara. Se ficar no centro vai conseguir fazer muitos dos pontos de interesse a pé. Se optar por ficar mais distante, fique a saber que os transportes são baratos.
Onde comer e o que fazerDoce típicoO Trdelník é um daqueles doces de comer e pedir por mais. É feito com uma massa coberta com açúcar e pode ser recheado.
Roteiro 22 O elétrico 22 permite-lhe fazer uma visita guiada por vários pontos de interesse da cidade. Sente-se, relaxe e aproveite a viagem.
Porco assadoIr a Praga e não provar os pratos típicos não é conhecer a cidade por completo. Peça um Vepro-Knedlo-Zelo à base de porco e couves.