Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida

Dez dicas para a iniciação no desporto

As caminhadas e as corridas estão na moda.
Mário Figueiredo 28 de Julho de 2016 às 22:54
As caminhadas e as corridas estão na moda.
As caminhadas e as corridas estão na moda. FOTO: Getty Images
O verão está à porta. É altura de começar a tratar do físico, a pensar na praia. Aqui ficam 10 conselhos para quem quer iniciar-se nas corridas ou caminhadas. A idade pouco importa, mas é preciso ter alguns cuidados para uma prática saudável e em segurança. Vamos correr!

EXAME MÉDICO. Antes de iniciar a sua atividade física, deve fazer um exame médico que pode e, deve, incluir um eletrocardiograma. Este check-up pode ser feito no médico de família.

EQUIPAMENTO. Escolha um equipamento apropriado para a sua atividade, quer seja caminhada ou corrida. O calçado deve ser desportivo e confortável. Para a corrida utilize roupas largas, leve um telemóvel e uma garrafa com água.

MARCHA OU CORRIDA. Se é a primeira vez que faz desporto, opte pela marcha, depois poderá intercalar a marcha e a corrida e, por fim, pode dedicar-se apenas à corrida. Pode começar com caminhadas diárias curtas e vá aumentando. Quando começar a correr, reduza a duração do exercício. A atividade desportiva deve ser um prazer e não uma tortura.

TREINOS. Comece com calma, devagar. Não queira fazer tudo no primeiro dia. O treino deve ser progressivo para evitar lesões e as incómodas dores musculares. É mais fácil emais seguro treinar com companhia. Se for sozinho, opte por ouvir música ou rádio. Escolha percursosmovimentados.

LOCAL. Escolha um jardim perto de casa para começar a treinar. É fundamental variar para não criar saturação. Há grupos que treinam sempre no mesmo sítio e pode integrar um desses grupos. Pode também treinar na praia ou em florestas, que têm circuitos de manutenção.

DESCANSO. É tão importante como o treino. O exagero leva a dores musculares e a lesões, o que obriga a paragens e torna a atividade física num martírio. A disciplina é tão decisiva na preparação dos treinos como no descanso. Crie objetivos realistas e progressivos. Deixe a competição para os atletas de elite. Faça pausas, mesmo durante os treinos, e procure cumprir sempre uma boa noite de sono (oito horas).

ALIMENTAÇÃO. Acompanhe a atividade física com uma alimentação cuidada.Faça a digestão antes de treinar, procure ingerir alimentos saudáveis e uma alimentação variada e rica em hidratos de carbono. Pode também optar por tomar um suplemento alimentar. Há muitos, mas aproveite o check-up médico para se informar de qual será o melhor para si.

HIDRATAÇÃO. A atividade física obriga a transpirar e é preciso repor esses líquidos no corpo.Aágua é amais pura das bebidas,mas pode optar por bebidas energéticas para proporcionaruma recuperação mais rápida. Se caminhar, leve uma garrafa na mão. Se correr, faça paragem para beber.

PROVAS. As caminhadas e competições de fim de semana são uma boa forma de conviver. Há eventos para todos os gostos, de norte a sul.São e devem ser o objetivo dos treinos que são realizados durante a semana. Estas provas são normalmente uma grande festa popular.

TURISMO DESPORTIVO. Aproveite as provas para passear. Há provas de norte a sul do País. Escolha zonas que não conheça, leve a família ou os amigos e teste a gastronomia local e visite os monumentos. Trata-se de um bom programa para toda a família. Bons treinos!
dicas iniciação desporto
Ver comentários