Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
5

Aromas e sabores serranos nas Penhas da Saúde

Ponto de paragem obrigatório para quem procura a derradeira experiência gastronómica serrana.
Alexandre Salgueiro 2 de Outubro de 2018 às 23:36
Varanda da Estrela
Varanda da Estrela FOTO: Nuno André Ferreira
Escondido num recanto das Penhas da Saúde, o Varanda da Estrela foi durante muito tempo um dos mais bem guardados segredos da Serra da Estrela. Mas a palavra espalhou-se, a reputação também, e hoje é um ponto de paragem obrigatório.

O interior recria o estilo das habitações rústicas de montanha onde a madeira, a lã e o burel assumem o papel principal na decoração. E na cozinha, em poucos metros cúbicos, concentram-se todos os melhores aromas e sabores que habitam a imensidão da maior montanha portuguesa.

Ninguém deve deixar a serra da Estrela sem experimentar o arroz de zimbro ali confecionado. Um prato que, antes do estômago, é devorado com o olhar e o olfato. Um repasto servido num pote de barro e que chega à mesa com o arroz malandro ainda a ferver a envolver enchidos regionais e cogumelos silvestres com bagas de zimbro, uma planta nativa. É a serra da Estrela numa panela.

Mas a oferta não se fica por aqui e evoca outros sabores serranos, como as feijocas de Manteigas, ou o javali, já para não falar das dezenas de receitas que incluem enchidos da região e, claro, o queijo da Serra. Na carta de vinhos as marcas da região assumem papel de destaque. 

FICHA 
VARANDA DA ESTRELA
Estrada de acesso à Piscina, Penhas da Saúde (Cortes do Meio)
Telefone
963 447 873
Preço A partir de 12 euros
Horário 08h00 às 02h00
Cartões Sim
Fumadores Não
Cortes do Meio Saúde Penhas Piscina Serra Serra Manteigas Estrela Varanda da Estrela
Ver comentários