Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
5

Pernil, cozido e rabanadas fazem delícias dos clientes no Antunes

Mais de meio século de cozinha tradicional portuguesa num restaurante acolhedor localizado no centro do Porto.
Manuel Jorge Bento 5 de Dezembro de 2018 às 20:18
Restaurante Antunes
Restaurante Antunes
Restaurante Antunes
Restaurante Antunes
Restaurante Antunes
Restaurante Antunes
Restaurante Antunes
Restaurante Antunes
Restaurante Antunes
A 13 de agosto de 1965, o espaço da adega ideal, que servia almoços a cinco escudos, transformava-se no restaurante Antunes.

Mais de meio século depois, esta casa da rua do Bonjardim, no centro do Porto, é um local de passagem obrigatória para degustar iguarias da cozinha tradicional portuguesa, como o pernil assado em forno a lenha, o cozido (às quintas-feiras), os rojões (às sextas), as tripas (às quartas) e o cabrito assado (aos sábados).

"Ainda faço as compras todas e sou muito rigorosa na qualidade. Dá muito trabalho, mas fico feliz porque os clientes saem satisfeitos", conta Maria Luísa, a mulher de 75 anos que chegou ao Porto ainda menina, vinda de Paços de Ferreira, e que, aos 21, abriu o restaurante com o marido, António Antunes - já falecido.

É, ainda hoje, responsável pelas rabanadas que fazem as delícias dos visitantes, seguindo a receita do restaurante da Póvoa de Varzim onde o marido trabalhava quando andava na tropa.

Pelas mesas do Antunes – na sala que outrora foi armazém – passaram catedráticos, bispos, autarcas e líderes desportivos. "Gostam de comida à moda antiga, como eu, que não sou dada a modernices", diz Maria Luísa. 

FICHA 
ANTUNES
Rua do Bonjardim, 525 Porto
Telefone
222 052 406 / 222 006 577
Preço médio
10 a 15 euros
Horário
Encerra aos domingos e feriados
Cartões Sim
Fumadores Não
Maria Luísa António Antunes Antunes Póvoa de Varzim Póvoa de Varzim Rua do Bonjardim 525 Porto Sim Não
Ver comentários