Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
8

Pont’a Pé é um dos restaurantes mais antigos de Aljezur

Receitas antigas servidas junto a ponte histórica.
Rui Pando Gomes 25 de Abril de 2017 às 21:02
Sala de jantar do Pont’a Pé
Sala de jantar do Pont’a Pé FOTO: Pedro Noel da Luz
É um dos mais antigos restaurantes de Aljezur e chama-se Pont’a Pé. Mas, os clientes são garantidamente tratados com muito carinho. Todos fazem o trocadilho com pontapé mas o nome deriva efetivamente da ponte, que só permite passagens a pé, e que fica junto ao restaurante típico, que só serve pratos com produtos da terra.

A casa centenária já foi uma estalagem em tempos e fica na margem da ribeira de Aljezur, na Costa Vicentina, que há centenas de anos já foi navegável. Fica à entrada do circuito histórico da vila histórica algarvia e junto ao antigo caminho para Lisboa. Era, por isso, um local de passagem e paragem, para quem procurava boa comida e descanso.

Nos dias de hoje, continua a ser um dos locais obrigatórios de paragem para muita gente, entre viajantes e muitos turistas, que procuram receitas de antigamente. Entre polvo com batata-doce, feijão com couve, bochechas de porco preto estufadas ou cataplana de peixe e marisco, todos os pratos são feitos com produtos da terra.

Para adoçar a boca antes da partida, ninguém resiste aos pudins ou bolos de batata doce, acompanhados com uma aguardente de medronho ou uma ginjinha.
Aljezur comida restaurante ponte histórica Pont’a Pé gastronomia
Ver comentários