A rede de televisão e rádio pública belga fez uma série de reportagens que mostra como são produzidos alguns alimentos entre os quais gomas e batatas congeladas.
A série chama-se 'Excessos' e está a chocar os telespectadores assim como os utilizadores das redes sociais que se vêem perante estes vídeos que já se tornaram virais.
As gomas, por exemplo, têm gelatina na sua composição e esta é feita de substâncias como colagénio, cartilagens, tendões, ossos e aparas de couro e, portanto, é um produto de origem animal. Se ficou reticente com o facto de existir porco nas suas gomas, saiba que já há versões vegans destas guloseimas só tem de ter atenção ao composto.
O açúcar branco e mascavado também é um dos produtos referidos na série de reportagens belga. Durante o refinamento, o produto pode passar por um tipo de carvão feito com cinzas de ossos.
Quanto às tão consumidas batatas fritas congeladas, para manter o aspeto crocante por fora, passam por um processo químico que envolve o uso de gordura bovina.
Além destes alimentos há também produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia e que não são carne, mas podem ter origem animal.
Os champôs e condicionadores possuem mais de vinte ingredientes de origem animal e os sacos de plástico têm gordura para reduzir a fricção do material que gera o efeito estático do plástico.
Over eten - De weg van een snoepje from Eén on Vimeo.