Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
6

Uma carne natural com um corte diferente

O Solar da Giesteira promove partes da vaca que a cozinha portuguesa habitualmente não privilegia.
Sónia Trigueirão 20 de Novembro de 2016 às 00:00
Carne de vaca com um corte diferente
Carne de vaca com um corte diferente FOTO: Mariline Alves 
A Sete da Pá e o Ganso Redondo de vitela, com cortes pouco habituais, como se fossem, por exemplo, lombo também podem ter um sabor único e apresentar uma textura tenra.

A proposta é do Solar da Giesteira, uma exploração agropecuária, em Montemor-o-Novo, que decidiu promover estas peças de vitela e vitelão que, segundo Joaquim Freixo, coproprietário do Solar, "a cozinha portuguesa habitualmente não privilegia".

O Solar da Giesteira desafiou o chef Ricardo Estevas, do restaurante Populi, em Lisboa, a fazer o teste. O chef pôs mãos à obra e estufou o ganso redondo no seu próprio molho e em vinho branco e serviu com puré de batata-doce. A sete da pá foi assada num molho de legumes e servida com um orzotto (cevadoto), feito com cevada. A prova foi superada. De acordo com Joaquim Freixo, jogou a favor do chef o facto de as peças serem provenientes de animais (de raça alentejana, salers, charolesa e limousine) "que se alimentam exclusivamente de bolota e erva, ao ar livre, em pastos extensos de azinheiras e sobreiros no montado". Os produtos do Solar da Giesteira estão acessíveis, por encomenda, através do site ou da página do Facebook, onde também há várias dicas e sugestões de receitas.
Redondo restaurante Populi Lisboa Joaquim Freixo Ricardo Estevas carne refeição vaca
Ver comentários