Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
9

Vinhos destinados a acompanhar sobremesas de chocolate e fruta

A casta Moscatel roxo esteve quase em extinção porque era a primeira a amadurecer, pelo que os pássaros se deliciavam.
Edgardo Pacheco 1 de Novembro de 2017 às 19:30
O Moscatel 5 anos revela aromas e sabores intensos de mel e laranja (13 euros). O Moscatel 10 anos já nos dá outras sensações por via do trabalho da madeira de estágio (20 euros)
O Moscatel 5 anos revela aromas e sabores intensos de mel e laranja (13 euros). O Moscatel 10 anos já nos dá outras sensações por via do trabalho da madeira de estágio (20 euros) FOTO: Direitos Reservados
É sabido que não ligamos muito aos vinhos doces, mas, ainda assim, o Porto cresce nas categorias nobres e o Madeira começa a ser mais procurado. E ainda bem. Quando ao vinho Moscatel (em especial ao Moscatel de Setúbal), as vendas crescem, mas ficamos com a ideia de que estão circunscritas à região de Setúbal ou à região metropolitana de Lisboa. E é pena.

Um Moscatel velho tem tanta dignidade quanto um Porto ou um Madeira. São misteriosos e desafiantes.
Então se falarmos da casta Moscatel Roxo, a coisa torna-se ainda mais complexa. Quase extinta, hoje está de boa saúde, com vários produtores a plantarem vinhas com as uvas que os pássaros adoram (não são parvos) e que dão origem a vinhos um tanto ou quanto menos doces do que as outras variante de Moscatel.

Se na José Maria da Fonseca existem moscatéis centenários, na Bacalhôa Vinhos faz-se um trabalho muito interessante com a casta Moscatel Roxo há umas duas décadas. E, com ela, estes dois vinhos com preços interessantes para quem queira arriscar numa nova experiência.

O Moscatel Roxo de Setúbal de 5 anos – que resulta de um lote de vários vinhos com identidades diferentes – é, digamos assim, mais elementar. Mais próximo dos aromas primários da fruta. O Moscatel Roxo de Setúbal 10 anos – neste caso da colheita de 2003 – é mais complexo, tanto mais que estagiou em pequenos barris que guardaram durante anos whisky. Faça o leitor a sua escolha.
casta Moscatel vinhos chocolate fruta Bacalhoa
Ver comentários